MP-BA recomenda criação de políticas públicas para menores infratores em Antônio Gonçalves
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Campo Formoso, fez uma recomendação à prefeitura de Antônio Gonçalves para a implementação de políticas de proteção destinadas a adolescentes que cometem atos infracionais. A recomendação, divulgada nesta sexta-feira (14), destaca a importância da elaboração de um plano municipal de atendimento socioeducativo para identificar e oferecer serviços a menores que praticaram atos infracionais.
Após a identificação de deficiências estruturais, humanas e informacionais na política de atendimento socioeducativo do município, o MP elaborou um documento com etapas detalhadas para a criação e execução do Plano. Entre as medidas propostas estão o mapeamento da realidade local, a formação de uma comissão intersetorial, a realização de audiências públicas e a aprovação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
De acordo com o MP, a falta ou a oferta irregular de programas e ações governamentais para adolescentes em medidas socioeducativas representa uma violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, podendo resultar em responsabilização pessoal dos agentes públicos. É fundamental promover a reintegração social dos jovens em suas famílias e comunidades, fortalecendo laços e fornecendo atendimento em saúde mental na comunidade.
Chamado à Ação: É essencial que políticas públicas eficazes sejam implementadas em Antônio Gonçalves para garantir o pleno desenvolvimento e a proteção dos direitos dos adolescentes em situação de vulnerabilidade. Como cidadãos conscientes, podemos apoiar e cobrar ações que promovam a inclusão e o bem-estar dessa parcela da população.
Comentários Facebook