MP-BA instaura procedimento para apurar suposto ato de transfobia do bloco Filhos de Gandhy

Publicado:

O Ministério Público da Bahia abriu um procedimento para apurar um possível ato discriminatório relacionado a pessoas trans no estatuto social do bloco Filhos de Gandhy, em Salvador. A agremiação foi notificada para prestar esclarecimentos e aguarda-se resposta para a tomada das medidas necessárias.

O bloco gerou polêmica ao vetar a participação de homens trans em seu desfile, conforme uma cláusula do estatuto social. Em comunicado nas redes sociais, o afoxé citou o artigo que restringia o acesso apenas a homens cisgêneros, levantando debates sobre inclusão e respeito.

Após a repercussão negativa, o Filhos de Gandhy removeu a referência ao termo “cisgênero” do aviso, limitando apenas à expressão “sexo masculino”. O grupo anunciou a realização de uma assembleia geral para discutir possíveis mudanças estatutárias.

Mesmo com a alteração, o Ministério Público da Bahia reiterou a continuidade do procedimento para apuração do caso.

Veja a nota na íntegra:

O Afoxé Filhos de Gandhy, ao longo de seus 76 anos de história, sempre defendeu a paz, o respeito e a tradição. Seu estatuto reflete os valores da irmandade, que preserva sua identidade cultural e religiosa.

Tradicionalmente formado por pessoas do sexo masculino, o Afoxé Filhos de Gandhy sempre acolheu indivíduos de diversas origens, respeitando a diversidade humana em sua totalidade.

Reconhecendo a evolução da sociedade e a importância dos debates sobre inclusão, o afoxé retirou o termo “cisgênero” e promete discutir o tema em uma futura assembleia geral.

Ajude a promover a inclusão e o respeito. Compartilhe essa mensagem e contribua para um diálogo mais acolhedor e diverso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRT-BA participa do 4º Fórum Nacional das Corregedorias com foco em inovação e integração

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) marcou presença no 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais...

Suspensão de Jean Lucas é revertida em multa pelo STJD; atleta está liberado para jogar

A tão esperada notícia para os torcedores do Bahia chegou: Jean Lucas está liberado para atuar neste sábado (9) contra o Fluminense, na...

Arlindo Cruz tinha mais de 550 músicas gravadas por outros músicos

Na última sexta-feira, dia 8 de agosto, o Brasil se despediu de um dos ícones do samba: Arlindo Cruz. Com apenas 66 anos,...