No dia 17, o magnata Elon Musk, fundador da X e CEO da SpaceX e Tesla, surpreende com o lançamento e demonstração ao vivo da Grok 3, sua mais nova inteligência artificial. Na semana passada, Musk a descreveu como “assustadoramente inteligente”.
A Grok é uma inteligência artificial generativa, similar ao ChatGPT e DeepSeek. A versão 2 já está disponível gratuitamente para o público, acessível via web e aplicativos para iOS e Android, além de estar integrada à rede social X.
Apresentando o projeto como a “IA mais sagaz do mundo”, Musk acredita que a Grok 3, anunciada durante uma conferência de tecnologia em Dubai na semana anterior, “superará qualquer outra”.
O Grok 3 demonstra uma incrível capacidade de raciocínio. Nos testes realizados até o momento, a Grok 3 superou todas as expectativas, o que é bastante promissor. Durante a conferência em Dubai, Elon Musk afirmou: “O Grok 3 está superando tudo o que foi lançado até agora, pelo que sabemos, o que é um excelente sinal”.
Musk garantiu reduzir um problema recorrente em IAs, conhecido como “alucinações”, que são dados inconsistentes que se infiltram no software, levando as IAs a entrar em um loop na busca por coerência lógica. A Grok 3 foi desenvolvida para refletir sobre dados ilógicos e corrigir esses erros.
Esta terceira versão da inteligência artificial foi treinada com um poder computacional superior a qualquer outra versão anterior da Grok. Em dezembro, a xAI, empresa responsável pelo desenvolvimento da Grok, arrecadou US$ 6 bilhões para “impulsionar seu progresso”.
A Grok foi projetada para desafiar as convenções do “politicamente correto” adotadas pelos concorrentes. Ao contrário de outras IA, a Grok gera imagens de celebridades e políticos sem aparentes restrições, segundo o TechRadar.
Comentários Facebook