A NASA divulgou novas imagens da lua Io, de Júpiter, capturadas pela sonda Juno, que revelam a “erupção vulcânica mais intensa” já registrada nesse satélite natural.
Io é conhecida por ser o corpo celeste com a maior atividade vulcânica em nosso Sistema Solar, com mais de 400 vulcões ativos identificados até o momento. A agência espacial destacou que as erupções observadas pela Juno no polo sul da lua são seis vezes mais poderosas do que todas as usinas elétricas da Terra combinadas.
“Durante a missão estendida da Juno, a sonda realizou duas aproximações significativas a Io. A coleta de dados durante esses encontros superou as expectativas, sendo que os dados obtidos na última e mais distante aproximação nos surpreenderam. Este é o evento vulcânico mais intenso já registrado no mundo mais vulcânico do Sistema Solar – e isso representa muito”, afirmou um dos pesquisadores da missão em um comunicado da agência espacial.
© NASA
Descubra mais: Pelo menos 90 telefones celulares foram infectados por um spyware de origem israelense, segundo o WhatsApp.
Comentários Facebook