O Nordeste se destaca como a segunda região do Brasil em consumo de livros, conforme pesquisa conduzida pela Câmara Brasileira do Livro. A região fica apenas atrás do Sudeste, que detém 42,5% do mercado.
O estudo da CBL, realizado em parceria com a Nielsen BookData e baseado em entrevistas com 16 mil indivíduos maiores de 18 anos, buscou traçar o perfil e os padrões de compra de livros no país.
O Nordeste não apenas se destaca como a segunda maior consumidora de livros, mas também abriga a maior parcela da população que prefere adquirir livros online, totalizando 61%. Em segundo lugar, o Sudeste aparece com 53%, seguido pelo Sul, com 52%.
Além disso, o Nordeste também possui a maior proporção de leitores que consomem livros nos dois formatos, impresso e digital, com 36%. A pesquisa revela que, do total de livros adquiridos pelos brasileiros, 52% são de caráter não didático, 34% são híbridos, entre didáticos e não didáticos, e 14% são puramente didáticos.
Quanto aos que não consomem livros, o Nordeste é a região com menor índice de não leitores. Em geral, aqueles que não consomem livros consideram a leitura importante e expressam intenção de aumentar sua frequência de leitura. Dentre os motivos para o não consumo, 35,5% apontam o preço elevado dos livros, 26,2% destacam a falta de livrarias próximas e 24,2% alegam falta de tempo para a compra ou leitura.
Comentários Facebook