Onda de calor: novas altas de temperatura atingem Brasil esta semana

Publicado:

O aumento das temperaturas no Brasil é destaque esta semana devido a uma intensa onda de calor que está atingindo diversas regiões do país. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as altas temperaturas, já acima da média, tendem a se manter em locais como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

No Sudeste, particularmente no Rio de Janeiro, a marca dos 40ºC é comum durante o verão, mas as temperaturas extremas têm se tornado mais frequentes, quebrando recordes seguidamente. Essa semana não será diferente, com a possibilidade de superar a máxima histórica registrada em fevereiro de 2023, quando atingiu 41,8ºC. Entretanto, segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, está prevista uma leve queda de temperatura na próxima quarta-feira, ainda muito quente, em torno de 36ºC.

Além disso, a expectativa é de chuvas intensas nos próximos dias nas regiões Sul do Brasil. Já no Rio Grande do Sul, a previsão indica que as temperaturas voltarão a ultrapassar os 40ºC a partir da próxima sexta-feira, apresentando a possibilidade de uma terceira onda de calor desde o início do ano, com alertas de grande perigo emitidos pelo Inmet.

O fenômeno é decorrente de uma combinação de fatores sazonais, como a maior incidência solar no hemisfério Sul durante o verão, e condições climáticas específicas, como a presença de uma área de alta pressão que inibe a formação de nuvens, aumentando a exposição solar e consequentemente aquecendo o ar.

As altas temperaturas representam um risco significativo de desidratação, principalmente para bebês, crianças e idosos. Medidas como evitar a exposição ao sol nos horários de pico, aumentar o consumo de líquidos e manter uma alimentação leve são recomendadas pela médica do esporte Fernanda Angotti. Além disso, cuidados específicos devem ser tomados por quem pratica atividades físicas ao ar livre, como a hidratação prévia e atenção aos sinais de superaquecimento do corpo.

A onda de calor é caracterizada por temperaturas 5ºC acima da média por, no mínimo, cinco dias seguidos. Mesmo que os requisitos precisos nem sempre sejam atendidos, a importância dessa condição para a saúde e bem-estar da população não pode ser subestimada.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PREVISÃO DO TEMPO: Frente fria avança e traz chuva para São Paulo e sul de Minas na terça-feira (29)

Instabilidades provocam tempo nublado e pancadas de chuva em parte do Sudeste, enquanto Rio de Janeiro e Espírito Santo seguem com sol e calor.

PREVISÃO DO TEMPO: Instabilidades marcam o tempo no Norte do Brasil na terça-feira (29)

Chuva atinge Acre, norte do Pará e sudeste de Rondônia; Tocantins segue com tempo seco e baixa umidade.

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva persiste no litoral do Nordeste na terça-feira (29), com tempo firme na Bahia e Sergipe

Instabilidades seguem entre o Maranhão e Alagoas, enquanto o interior da região enfrenta calor intenso e baixa umidade do ar.