ONU remaneja verba, e agência para migrantes volta a atuar no Brasil

Publicado:

A OIM, agência da ONU para migrantes, retomou parcialmente suas atividades no Brasil após cortes do governo de Donald Trump. Graças a um remanejamento de verba, a organização conseguiu retomar a Operação Acolhida em Roraima, auxiliando os imigrantes venezuelanos que chegam diariamente.

As ações da OIM nos abrigos, na documentação e regularização migratória, assim como na assistência à interiorização dos imigrantes, estão em pleno funcionamento. O objetivo é garantir uma migração digna e humanizada, beneficiando tanto os migrantes quanto a sociedade receptora.

Após a suspensão temporária dos fundos de assistência humanitária vindos do Escritório de Refugiados e Imigrantes e da Usaid, a OIM teve que recorrer a outras fontes de financiamento para manter suas operações no Brasil. Essa ação também possibilitou que a organização retomasse projetos em países como México, Guatemala, Honduras e Panamá, contribuindo para auxiliar imigrantes a retornarem voluntariamente a seus países de origem.

Enquanto isso, o Brasil continua a receber mais de 400 imigrantes venezuelanos por dia em Pacaraima, cidade na fronteira com a Venezuela, que buscam se estabelecer no país.

Com essas medidas, a OIM reforça seu compromisso em auxiliar e proteger pessoas em movimento, mesmo diante dos desafios enfrentados pela pandemia e mudanças nas políticas de ajuda humanitária.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Xi diz a Lula que China e Brasil podem dar exemplo de ‘autossuficiência’ no Sul Global

Na última terça-feira, durante uma conversa telefonema, o presidente da China, Xi Jinping, enfatizou ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que...

Explosões em mina de carvão nos EUA deixa feridos

Uma série de explosões devastadoras na mina de carvão Clairton Coke Works, localizada na Pensilvânia, deixou várias pessoas feridas e gerou grande preocupação...

Príncipe Harry e Meghan Markle renovam contrato com a Netflix, mas com condições mais limitadas

O Príncipe Harry e Meghan Markle estão prontos para um novo capítulo com a Netflix, apesar de um acordo renovado que impõe condições...