ONU remaneja verba, e agência para migrantes volta a atuar no Brasil

Publicado:

A OIM, agência da ONU para migrantes, retomou parcialmente suas atividades no Brasil após cortes do governo de Donald Trump. Graças a um remanejamento de verba, a organização conseguiu retomar a Operação Acolhida em Roraima, auxiliando os imigrantes venezuelanos que chegam diariamente.

As ações da OIM nos abrigos, na documentação e regularização migratória, assim como na assistência à interiorização dos imigrantes, estão em pleno funcionamento. O objetivo é garantir uma migração digna e humanizada, beneficiando tanto os migrantes quanto a sociedade receptora.

Após a suspensão temporária dos fundos de assistência humanitária vindos do Escritório de Refugiados e Imigrantes e da Usaid, a OIM teve que recorrer a outras fontes de financiamento para manter suas operações no Brasil. Essa ação também possibilitou que a organização retomasse projetos em países como México, Guatemala, Honduras e Panamá, contribuindo para auxiliar imigrantes a retornarem voluntariamente a seus países de origem.

Enquanto isso, o Brasil continua a receber mais de 400 imigrantes venezuelanos por dia em Pacaraima, cidade na fronteira com a Venezuela, que buscam se estabelecer no país.

Com essas medidas, a OIM reforça seu compromisso em auxiliar e proteger pessoas em movimento, mesmo diante dos desafios enfrentados pela pandemia e mudanças nas políticas de ajuda humanitária.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião militar cai em escola de Bangladesh e deixa ao menos 16 mortos

Um trágico acidente abalou Daca, capital de Bangladesh, quando um avião militar da Força Aérea caiu em uma escola durante um voo de...

Gabriel Boric recebe líderes de esquerda no Chile em meio à tensão comercial entre o Brasil e os EUA

Em um momento delicado, o presidente chileno, Gabriel Boric, recebe nesta segunda-feira (21) em Santiago líderes progressistas da Espanha, Brasil, Colômbia e Uruguai....

Governo Trump solicitará publicação de documentos judiciais do caso Epstein

Em um movimento que balança a opinião pública, o governo Trump manifestou a intenção de solicitar a liberação de documentos judiciais relacionados ao...