A Operação “EmendaFest” da Polícia Federal investiga supostos desvios em emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul (RS).
Na ação, foram cumpridos 13 mandados de busca em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.
A identidade dos envolvidos ainda não foi oficialmente divulgada pela PF, mas especula-se que o deputado Afonso Motta (PDT-RS) e seu assessor Lino Furtado estejam entre os alvos. Durante a operação, foi encontrado cerca de R$ 140 mil em dinheiro vivo com os investigados, incluindo Lino Furtado.
Além disso, um funcionário do hospital beneficiário da emenda e um terceiro indivíduo, cuja identidade não foi revelada, estariam ligados ao desvio de parte dos recursos, segundo relatos.
A polícia destacou a existência de um contrato de propina entre os suspeitos, que está sob investigação, incluindo um documento que descreve o valor total da emenda e a quantia desviada.
A Operação “EmendaFest” revelou indícios graves de corrupção envolvendo emendas parlamentares destinadas à saúde, reforçando a importância da integridade e transparência na destinação de recursos públicos.
Comentários Facebook