A corrida pelo Oscar 2025 atinge seu ápice com o encerramento da votação marcado para esta terça-feira, às 22h (horário de Brasília). A premiação está agendada para o dia 2 de março, em Los Angeles, e promete uma das edições mais imprevisíveis dos últimos tempos. A partir de quarta-feira (19), as campanhas de última hora não terão mais impacto nos resultados, deixando a disputa pelas cobiçadas estatuetas ainda mais emocionante.
Um dos grandes favoritos, “Anora”, viu sua liderança ser questionada após algumas derrotas no Bafta, a principal premiação do cinema britânico, ocorrida no último domingo (16). A categoria de melhor atriz também se destaca como um dos pontos mais acirrados da competição. O embate, anteriormente polarizado entre Demi Moore (“A Substância”) e Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”), ganhou novos contornos com a vitória de Mikey Madison (“Anora”) no Bafta, colocando a aclamada atriz de volta à disputa.
O Bafta possui histórico oscilante como indicador do Oscar. Em 2024, os vencedores coincidiram em várias categorias, com exceção dos melhores efeitos visuais. No ano anterior, somente uma categoria teve o mesmo vencedor: melhor montagem. Neste ano, o Sindicato dos Atores (SAG Awards), que acontecerá no próximo domingo (23), poderá esclarecer o cenário para a categoria de melhor atriz, influenciando diretamente o resultado final.
Enquanto “Anora” mantém-se como favorito ao prêmio de melhor filme, a competição cresce com adversários de peso. Derrotas recentes em premiações como o Bafta para filmes como “Conclave” e “O Brutalista” movimentaram a disputa, tornando-a ainda mais imprevisível.
A categoria de melhor filme internacional também reserva emoções, com destaque para a vitória de “Emilia Pérez” no Bafta, colocando em dúvida o favoritismo de “Ainda Estou Aqui”, do Brasil. Mesmo diante de controvérsias, especialistas acreditam que o filme brasileiro mantém vantagem na corrida.
Com o término da votação nesta terça-feira, as especulações chegarão ao fim, e os vencedores serão revelados na esperada cerimônia do Oscar, agendada para o dia 2 de março.
Leia Também: Provando ter pontualidade britânica, Fernanda Torres chega ao Bafta 2025
Leia Também: À Variety, Fernanda Torres afirma que EUA patrocinaram ditadura no Brasil
Comentários Facebook