Médicos Alertam para Perigos do Uso de Ozempic Manipulado
Um alerta emitido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) destaca os graves riscos associados ao uso de versões manipuladas de medicamentos injetáveis para tratamento da obesidade e diabetes. As entidades advertem que medicamentos como Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk, e Mounjaro e Zepbound, da Eli Lilly, aprovados por agências reguladoras renomadas, exigem processos rigorosos de fabricação para garantir eficácia e segurança.
O uso de versões alternativas ou manipuladas, segundo a nota divulgada, representa uma prática perigosa e crescente, carecendo de respaldo científico e regulatório que garanta a eficácia, segurança e pureza do produto. Dessa forma, os pacientes são expostos a sérios riscos à saúde, visto que tais medicamentos não passam pelos testes necessários de bioequivalência.
Além disso, a comercialização dessas versões manipuladas por profissionais de saúde em consultórios ou por meios não oficiais, como sites e redes sociais, infringe o Código de Ética Médica e compromete a confiança na relação médico-paciente. A recomendação é clara: pacientes devem rejeitar tratamentos que envolvam essas versões e optar por medicamentos aprovados pelas agências reguladoras competentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também alertou para o aumento da falsificação de medicamentos em meio à escassez global de insumos, incluindo produtos essenciais para o tratamento do diabetes tipo 2 e obesidade, como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic.
Recomendações:
- Profissionais de saúde devem prescrever apenas medicamentos aprovados e certificados, comercializados em farmácias regulamentadas.
- Pacientes devem rejeitar versões alternativas ou manipuladas e buscar tratamentos aprovados pela Anvisa.
- Órgãos reguladores devem intensificar a fiscalização sobre a prática de comercialização dessas versões.
A segurança e o bem-estar da população devem ser priorizados, seguindo recomendações embasadas na ciência e ética, e garantindo o acesso a tratamentos seguros e eficazes para obesidade e diabetes mellitus.
Anvisa Alerta para Falsificações de Ozempic
Recentemente, a Anvisa recebeu um alerta da Novo Nordisk sobre indícios de reaproveitamento de canetas de insulina, com rótulos do Ozempic. Por isso, a população e profissionais de saúde devem ficar atentos às características da embalagem e adquirir produtos somente em locais regulamentados. Evitar a compra de medicamentos em sites e redes sociais é a orientação da agência para evitar produtos alterados ou falsificados.
Comentários Facebook