Um relatório de inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) revela que as principais facções do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), estão em negociações para estabelecer uma trégua em todo o país.
O acordo, conforme relatado pelo site Metrópoles, já está em vigor em seis estados: Mato Grosso, Acre, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O documento aponta que líderes como Marcola, do PCC, e Marcinho VP, do CV, estão coordenando ações conjuntas, especialmente no âmbito do sistema penitenciário federal.
Conversas entre advogados e detentos sugerem que as facções buscam flexibilizar o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que impõe isolamento a presos perigosos.
Mensagens atribuídas a membros do PCC e do CV sinalizam um pacto de não agressão. Uma comunicação supostamente do PCC afirma que “mortes estão proibidas em todos os estados”, enquanto outra, atribuída ao Comando Vermelho, declara que “ataques contra o PCC estão proibidos desde o dia 11 deste mês”.
Comentários Facebook