O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, declarou que o Reino Unido está preparado para enviar tropas à Ucrânia, se isso for imprescindível para garantir um acordo que encerre o conflito com a Rússia.
A disposição de enviar tropas para o território ucraniano foi mencionada em um artigo publicado por Starmer no jornal The Telegraph, neste domingo (16/2).
“O Reino Unido está pronto para liderar os esforços na elaboração de garantias de segurança para a Ucrânia […] Isso significa que estamos prontos e dispostos a contribuir com as garantias de segurança da Ucrânia, inclusive enviando nossas próprias tropas, se for necessário”, afirmou.
Starmer enfatizou que qualquer esforço para garantir a segurança da Ucrânia também contribui para a segurança do continente europeu e do próprio país.
Essa declaração ocorre antes de uma reunião do primeiro-ministro britânico com líderes europeus em Paris. A notícia, de acordo com a imprensa local, coloca pressão sobre os demais líderes europeus para que adotem uma postura semelhante.
Nesta segunda-feira (17/2), o presidente francês Emmanuel Macron se reunirá com líderes europeus em um encontro de emergência para discutir a situação do conflito na Ucrânia. Estarão presentes em Paris representantes da França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha, Países Baixos, Dinamarca, Comissão Europeia, Conselho Europeu e Otan.
Comentários Facebook