Produção industrial apresentou uma queda na transição de dezembro para janeiro, registrando 48,9 pontos, conforme apontado pela Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Destaca-se que a redução foi menos acentuada do que o habitual para o período, em comparação com anos anteriores.
De acordo com a análise, a diminuição da produção em janeiro de 2025 foi percebida nas empresas de pequeno e médio porte. Por outro lado, as grandes empresas apresentaram crescimento na produção. Além disso, foi constatada a queda na produção nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Nordeste e o Sul apresentaram aumento na produção.
O índice de evolução do número de empregados permaneceu em 49,6 pontos, indicando estabilidade, embora seja comum observar uma diminuição neste número em janeiro. Houve aumento no número de empregados nas grandes empresas, mas uma redução nas indústrias de pequeno e médio porte. Em relação à utilização da capacidade instalada, que atingiu 69%, houve um aumento em comparação com dezembro de 2024, sendo 1 ponto percentual acima da média histórica para janeiro.
A pesquisa revelou que o indicador de estoques continuou abaixo de 50 pontos, indicando uma redução em relação ao mês anterior. O otimismo em relação ao primeiro semestre cresceu, com expectativas mais positivas para a demanda, exportações, compras de matérias-primas e contratação de funcionários. Segundo a CNI, 1.453 empresas foram consultadas para a pesquisa, entre os dias 3 e 12 de fevereiro.
Comentários Facebook