O professor Reginaldo Silva Araújo, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, alcançou o primeiro lugar na segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação. A premiação ocorreu durante o evento principal da 17ª edição do Dia da Internet Segura, destacando a educação pública baiana.
Reginaldo, apesar do acesso limitado à internet na escola, desenvolveu diversas atividades com aproximadamente 100 alunos do ensino médio, abordando temas como bem-estar online, combate ao racismo, inclusão de pessoas com deficiência, uso seguro da inteligência artificial e educação midiática.
Uma das iniciativas de destaque foi o “Café das Origens”, que tinha como objetivo resgatar e valorizar as ancestralidades negras e indígenas dos estudantes. Uma aluna, inclusive, conquistou o segundo lugar em um concurso estadual de redação.
O projeto faz parte da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da ONG Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido, que apoia escolas públicas na criação de um currículo sobre uso seguro e consciente das tecnologias. Os professores participantes têm acesso a planos de aula, cursos de formação, atividades de mentoria e possibilidade de concorrer a premiações.
Reginaldo destaca o impacto do projeto “Games Transformadores”, que engajou grupos étnicos e raciais, visando promover a expressão das potencialidades dos estudantes do campo e quilombolas, combatendo preconceitos, fomentando práticas antirracistas e valorizando esses alunos no ambiente digital.
“É uma grande euforia receber este prêmio. Eu não estava tão ansioso, mas quando percebi que estava chegando perto, comecei a ficar gelado. É um enorme prazer estar aqui, conhecer novas experiências e poder levar este troféu para a escola, além de uma medalha para casa”, destaca Poliana Fraga, representante de turma.
Comentários Facebook