Um recente levantamento divulgado pela Quaest revela que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu mais de 15 pontos percentuais na Bahia. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, indica que a desaprovação ao governo Lula ultrapassa 50% em oito estados do Brasil, sendo que em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais a rejeição ultrapassa os 60%.
Os dados apontam que houve um crescimento significativo na desaprovação do presidente em estados onde ele saiu vitorioso nas eleições de 2022, como Bahia e Pernambuco. Pela primeira vez, a desaprovação supera numericamente a aprovação do governo nessas regiões.
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro e entrevistou eleitores maiores de 16 anos em oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais na maioria dos estados, exceto em São Paulo, que tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Esta é a primeira vez que o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul são incluídos nas pesquisas da Quaest sobre a avaliação do governo Lula, enquanto os outros seis estados já haviam sido analisados anteriormente.
Números na Bahia:
O índice de desaprovação do presidente Lula superou pela primeira vez o de aprovação na Bahia, com 51% desaprovando e 47% aprovando o governo federal. A pesquisa aponta um aumento de 18 pontos na desaprovação e queda de 19 pontos na aprovação do presidente. O estudo entrevistou 1.200 pessoas e possui margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.
Comentários Facebook