A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retornou às atividades nesta terça-feira (4/2), após um período de 55 dias de recesso. Na primeira sessão ordinária de 2025, dezoito dos 24 deputados marcaram presença.
Ao dar início à retomada, o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), enfatizou a importância da mobilização política em prol dos direitos da população do DF, destacando o diálogo como ponto primordial entre base e oposição.
Representando o Governo do DF (GDF), a vice-governadora Celina Leão (PP) relembrou sua trajetória como deputada distrital, ressaltando a democracia como pilar fundamental para a harmonia entre os poderes e citando conquistas do Executivo em parceria com o Legislativo nos últimos anos, como as nomeações de policiais e profissionais da educação.
“Realizamos a maior série de nomeações de policiais em nosso governo, fruto de um trabalho colaborativo com a Câmara Federal. E continuaremos nomeando mais profissionais, isso é certo”, assegurou.
A vice-governadora salientou, ainda, a relevância da educação pública. “Promovemos a maior leva de nomeações na história da educação do DF, dentro das possibilidades orçamentárias. E nosso intuito é continuar nomeando, esse é o nosso compromisso”, afirmou.
“Por vezes, algumas pessoas consideram que convicções ideológicas podem prevalecer sobre o bem-estar coletivo. No entanto, essas são mentalidades limitadas, que não valorizam a construção conjunta. Foi nesta Casa que aprendi que, mesmo diante de um ‘não’ do governo, persistíamos e conquistávamos o ‘sim’ por meio de articulações.”
Dentre as autoridades presentes na mesa diretora, estava o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel. Foi a primeira vez que a Defensoria Pública do DF marcou presença na abertura do ano legislativo na CLDF, como salientado por Chupel em seu discurso. “Isso representa um gesto de respeito aos cidadãos mais vulneráveis do DF. É notável a convergência de objetivos entre a DPDF e o Poder Legislativo, ambas instituições dedicadas a promover a justiça social e a assegurar a cidadania e dignidade de todos os cidadãos”, destacou Chupel.
Além de Celina, Wellington Luiz e Chupel, estiveram presentes na mesa diretora o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha; o presidente do Tribunal de Justiça (TJDFT), Waldir Leôncio Jr.; o procurador-geral de Justiça, George Seigneur; e a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).
Profissionais de áreas como saúde e segurança pública acompanharam a retomada diretamente do plenário. O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), por exemplo, manifestou-se pedindo equiparação salarial entre a PCDF e a Polícia Federal (PF). “Contamos com o apoio do Legislativo e esperamos que o governador cumpra o compromisso assumido com a categoria”, afirmou o presidente do Sinpol-DF, Enoque de Freitas.
Comentários Facebook