São Paulo – O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, confirmou que o estado está prestes a decretar emergência devido à dengue ainda esta semana. A decisão visa permitir maior acesso a recursos federais e estaduais pelos municípios, além de viabilizar compras emergenciais que ultrapassem as metas do ano sem a necessidade de licitação.
A declaração foi feita durante a inauguração do pronto-socorro do Hospital São Paulo, ligado à Unifesp e à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, na zona sul de São Paulo.
O estado de São Paulo enfrenta um cenário preocupante, com 101 mortes confirmadas e 201 em investigação, juntamente com 110.901 casos já confirmados de dengue. Uma atenção especial tem sido dada ao aumento da incidência do sorotipo 3 da doença, considerado o mais grave.
Atualmente, 21 municípios paulistas já estão em estado de emergência devido à dengue, aguardando o reconhecimento do quadro emergencial pelo Governo Federal conforme legislação vigente. Após a publicação do decreto, um ofício oficial será enviado ao Ministério da Saúde para formalizar a situação.
Comentários Facebook