“Tarifaço” de Trump pode aumentar preço de produtos dentro dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas ao Canadá, México e China, o que pode resultar em um aumento nos preços de diversos produtos nos EUA. Mesmo que haja possibilidade de negociações, os três países são importantes fornecedores de produtos para os americanos, impactando diretamente nos preços dos supermercados, concessionárias, lojas de eletrônicos e postos de gasolina.
As ordens executivas de Trump, assinadas neste sábado (1/2), impõem tarifas aos principais parceiros comerciais do país, com exceção do México, que teve as tarifas de 25% adiadas após compromisso de envio de soldados à fronteira. As tarifas variam de 10% a 25%, afetando importações de alimentos, eletrônicos, veículos e outros produtos.
Embora Trump tenha mencionado que os aumentos de preços não serão substanciais para os americanos e que os países estrangeiros arcarão com os custos, dados e estudos econômicos indicam que os consumidores dos EUA provavelmente sentirão os reflexos dessas tarifas, especialmente em alimentos, eletrônicos, veículos e materiais de construção.
Principais impactos nos preços:
Supermercados: A importação de produtos frescos do México e Canadá pode levar a aumentos nos preços de vegetais, frutas, carne e xarope de bordo.
Carros: A indústria automotiva, fortemente dependente das importações do Canadá e México, deve sofrer aumentos nos preços, afetando fabricantes como a General Motors.
Gasolina: Os preços nos postos de gasolina podem subir, sobretudo no Centro-Oeste dos EUA, devido à dependência do petróleo canadense, que representa cerca de 60% das importações de petróleo dos EUA.
Eletrônicos: Produtos eletrônicos importados da China, como celulares e computadores, também estão sujeitos a aumentos de preços.
Outros produtos afetados: Madeira serrada e materiais de construção importados do Canadá podem ter custos elevados, impactando o setor da construção civil e o mercado imobiliário.
Velocidade do aumento de preços: A elevação nos preços pode ser mais rápida em produtos não duráveis, como mantimentos, enquanto produtos duráveis como carros podem ter aumento mais gradual devido aos estoques existentes. A decisão das empresas em repassar os custos adicionais aos consumidores ainda é incerta.
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