A presidência da Assembleia Legislativa da Bahia teve a confirmação, nesta segunda-feira, da recondução do atual presidente, deputado Adolfo Menezes, para mais um mandato à frente da Casa Legislativa. Com amplo apoio dos deputados, partidos e bancadas, Adolfo conseguiu 61 dos 62 votos possíveis na disputa, mostrando ser um presidente bem quisto e habilidoso nas negociações políticas. Contudo, uma incerteza paira no ar: até quando?
Até que ponto Adolfo Menezes permanecerá na presidência é uma indagação permeada por definições jurídicas superiores. Com o Supremo Tribunal Federal (STF) limitando a apenas uma reeleição para o mesmo cargo em todas as Casas Legislativas do país, o caso de Adolfo pode ser impactado por essa determinação. Nesse sentido, o deputado estadual Hilton Coelho, do PSOL, único concorrente de Adolfo na disputa, solicitou à Justiça baiana a anulação da candidatura, além de prometer uma ação direta de inconstitucionalidade que poderia culminar no término do mandato de Adolfo, abrindo espaço para possíveis novas eleições.
Diante disso, como essa possível reviravolta poderá influenciar o cenário político da Assembleia? O PSD perderá sua relevância na chapa majoritária do governo em 2026? A AL-BA estaria envolvida em um pacto mais amplo entre o governo e o PSD?
Essas e outras questões serão abordadas no terceiro turno desta semana. O podcast, com edição de Igor Barreto, é disponibilizado em nosso site todas as sextas-feiras, às 8h10, além de estar disponível nas principais plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox e TuneIn.
Comentários Facebook