A Transalvador desmente autoria de projeto sobre motofaixa após acusação de vereador
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) esclareceu que a proposta de implantação da motofaixa na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) foi oficialmente apresentada à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em maio de 2024, antes da apresentação do Projeto de Lei nº 156/2024, de autoria do vereador Randerson Leal (Podemos). O posicionamento foi divulgado após o edil acusar a prefeitura de “roubar” a autoria do projeto.
Em resposta à polêmica, a Transalvador afirmou que reconhece a importância do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Randerson Leal e valoriza o trabalho da Câmara Municipal de Salvador. No entanto, reforça que a concepção e execução da motofaixa foram conduzidas de maneira técnica e independente pelo órgão municipal, dentro de um planejamento mais amplo.
Segundo documentos oficiais do processo SEI 50000.014977/2024-68, a Transalvador vinha conduzindo estudos técnicos e estruturando a iniciativa há mais de um ano. A solicitação de autorização para a implantação experimental foi enviada à Senatran por meio do Ofício 94/2024, em 22 de maio de 2024.
O projeto da motofaixa tem como objetivo principal a segurança viária e a organização do trânsito para motociclistas na capital baiana, baseando-se em estudos e experiências de outras cidades brasileiras. A primeira via a receber a implementação será a Avenida Bonocô, onde a sinalização será ajustada para garantir um espaço delimitado às motocicletas sem interferir na dinâmica atual da via.
A superintendência reiterou ainda seu compromisso com a mobilidade urbana e a segurança viária, destacando que todas as ações são fundamentadas em estudos técnicos visando a redução de acidentes e a melhoria do tráfego na cidade.
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