Trump impõe sanções ao Tribunal Penal Internacional

Publicado:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou sanções econômicas e restrições de viagem a indivíduos envolvidos em investigações do Tribunal Penal Internacional (TPI) relacionadas a cidadãos norte-americanos ou a aliados dos EUA, como Israel. Essa medida gerou reações controversas no cenário internacional.

O TPI é um tribunal permanente incumbido de julgar indivíduos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e crime de agressão contra os Estados-membros e seus cidadãos.

A ação de Trump, realizada em conjunto com a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington, coincide com o fato de que Netanyahu é alvo de investigações do TPI devido ao conflito em Gaza.

TPI reage às sanções

O tribunal expressou sua solidariedade aos membros de sua equipe e reiterou seu compromisso de fornecer justiça e esperança a milhões de vítimas inocentes de atrocidades em diversas partes do mundo.

O TPI solicitou o apoio de seus 125 Estados-membros diante desse cenário.

Reações na Europa

Dirigentes europeus como António Costa, presidente do Conselho Europeu, e a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestaram preocupação com as sanções, que, segundo Costa, ameaçam a independência do tribunal e prejudicam o sistema de justiça criminal internacional como um todo.

O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Caspar Veldkamp, lamentou a decisão, ressaltando a importância do trabalho do tribunal na luta contra a impunidade.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, alinhado a Trump, sugeriu que a Hungria reavalie sua participação no TPI, considerando as sanções como um sinal de mudança na política internacional, apelidando o fenômeno de “Trump-tornado”.

Autoridades do tribunal promoveram reuniões em Haia para discutir as implicações das sanções, as quais incluem o congelamento de bens nos EUA e a proibição de visita ao país para os indivíduos designados.

Diante desse contexto, é essencial refletir sobre os desdobramentos dessas medidas e seu impacto global.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso americano aprova redução de US$ 9 bilhões para mídia pública e ajuda externa

Na calada da madrugada, o Congresso americano, sob a égide de congressistas republicanos, aprovou um audacioso plano que resulta em uma diminuição de...

Apoiadores de Trump queimam bonés do movimento MAGA após polêmica no caso Epstein

Em um ato surpreendente de protesto, apoiadores do presidente Donald Trump decidiram queimar seus bonés do movimento Make America Great Again (MAGA) em...

Estados Unidos aumentam compra de carne brasileira antes de tarifa de Trump, diz Cepea

O cenário econômico atual começa a refletir mudanças drásticas nas relações comerciais. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada...