O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou novamente o julgamento de um recurso que contesta a candidatura da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), para sua reeleição. O julgamento estava marcado para esta quinta-feira (20), e foi adiado durante a sessão presidida pelo ministro Nunes Marques, vice-presidente da Corte.
O recurso foi apresentado pela defesa do deputado federal Waldenor Pereira (PT), segundo colocado nas eleições do município no ano anterior. A alegação central é a possibilidade de terceiro mandato consecutivo ligado à mesma família, já que a mãe de Sheila, Irma Lemos (União), ocupou interinamente a prefeitura em 2020, durante o afastamento de Herzem Gusmão (MDB).
Essa alegação foi inicialmente acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que indeferiu a candidatura de Sheila Lemos antes das eleições de setembro de 2020. Mesmo assim, a então prefeita concorreu e venceu o pleito mesmo sob questionamentos. Em novembro do mesmo ano, o TSE reverteu a decisão do TRE-BA e validou a candidatura da gestora.
Em outra decisão no mesmo dia, o ministro Nunes Marques adiou também o julgamento de um recurso de um candidato a vereador em Morpará, no Oeste baiano. Bartolomeu Paes Landim (PP) teve sua candidatura indeferida pelo TRE-BA por não se afastar, no prazo estipulado, do cargo de presidente da Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-47, em Morpará.
Comentários Facebook