Sete escolas de samba abrem os desfiles no Sambódromo do Anhembi

Publicado:

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba do grupo Especial de São Paulo, na sexta-feira (28), foi marcada pelas apresentações das seguintes agremiações: Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Camisa Verde e Branco, Dragões da Real, Mancha Verde e Rosas de Ouro. As escolas iniciaram o desfile após a apresentação das velhas guardas de São Paulo, mantendo o tempo previsto para cada apresentação.

A Colorado do Brás retornou ao Grupo Especial com o enredo “Afoxé Filhos de Gandhy, no Ritmo da Fé”, prestando homenagem ao afoxé Filhos de Gandhy, bloco tradicional brasileiro. A escola destacou-se ao homenagear Caetano Veloso, Gilberto Gil e Clara Nunes e ao apresentar figurinos inspirados no ativista indiano Mahatma Gandhi.

A Barroca Zona Sul, que teve um dos carros alegóricos com problemas, surpreendeu com o samba “Os Nove Oruns de Iansã”, representando a rainha dos ventos e tempestades. A escola optou por não fazer o recuo da bateria devido a um buraco criado pelo segundo carro alegórico, porém conseguiu manter o desfile sem atrasos.

Posteriormente, a Dragões da Real emocionou com o enredo “A Vida é Um Sonho Pintado em Aquarela!”, inspirado na música “Aquarela” de Toquinho e em memória do neto do carnavalesco Jorge Freitas. A escola surpreendeu com cores vibrantes e homenagens marcantes.

A Mancha Verde trouxe o samba “Bahia, da Fé ao Profano”, representando a dualidade da Bahia em suas alas e alegorias. Destaque para a homenagem à cantora Daniela Mercury e a representação da lavagem do Bonfim.

A Acadêmicos do Tatuapé iniciou seu desfile com o enredo “Justiça – A Injustiça Num Lugar Qualquer É Uma Ameaça À Justiça Em Todo Lugar”, inspirado em Martin Luther King. A crítica ao extremismo e à intolerância foi evidenciada em cada detalhe, incluindo o carro abre-alas simbolizando um método de execução histórico.

Encerrando a noite, a Rosas de Ouro abordou como os jogos influenciaram a humanidade, através do enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”. A escola homenageou os jogos tradicionais das décadas de 80 e 90, como War, Detetive, Pac-Man e Mario Bros de forma criativa e envolvente.

A Camisa Verde e Branco encerrou a primeira noite de desfiles, prestando uma emocionante homenagem ao cantor Cazuza com o enredo “Cazuza, o Tempo Não Para! O poeta vive”, onde a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, figurou como destaque em um dos carros alegóricos.

No sábado, desfilam as escolas: Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Gaviões da Fiel, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Tom Maior e Vai-Vai.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moradores do Complexo da Penha relatam que corpos estavam amarrados e com marcas de facadas

Uma grave situação está sendo relatada pelos moradores do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro....

Manifestantes protestam em frente à sede do governo do RJ, onde Castro se reúne com Lewandowski

Na tarde desta quarta-feira (29), um grupo de manifestantes obstruiu o trânsito em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do...

MEC publica regras para aplicação do ‘incentivo conclusão’ do Programa Pé-de-Meia

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma portaria no Diário Oficial da União com as novas regras do “incentivo conclusão” do Programa Pé-de-Meia....