Maioria das violências domésticas acontecem a noite; separação é um dos motivos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa divulgada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) revelou que a maioria dos casos de violência doméstica ocorre durante a noite, sendo a separação um dos principais motivos apontados, representando 44,21% dos casos analisados.

Os dados analisados consideraram processos judiciais de solicitação de Medidas Protetivas de Urgência distribuídos entre os anos de 2021 e 2023, que não estavam sob segredo de justiça.

A pesquisa evidenciou que a noite, compreendida entre 18h e 3h59, corresponde a 44,99% dos casos de agressões, seguida pelo turno da tarde com 29,27%, e o período matutino com 25,75%. Dos processos revisados, 2,89% não indicaram o horário das agressões.

Além da separação, outros motivos para as agressões foram identificados, tais como: uso de álcool/drogas (17,51%), ciúmes (16,02%), conflitos familiares e disputas patrimoniais (6,82%). A intenção de violência sexual corresponde a 1,48% das ocorrências, enquanto a agressividade do agressor foi citada em 1,19% dos casos.

A pesquisa destacou que a maioria das vítimas de violência doméstica são mulheres negras, com idades entre 30 e 39 anos, que têm filhos em comum com o agressor e possuem ensino médio completo.

Analisando os dados dos supostos agressores envolvidos nos casos de solicitação de Medidas Protetivas de Urgência, verificou-se que 98,36% são homens, enquanto apenas 1,64% são mulheres.

O perfil dos agressores apontados na pesquisa é majoritariamente composto por homens negros, com idades entre 40 e 49 anos e ensino médio completo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 40% dos eleitores de Salvador não lembram em quem votaram para deputado e senador

Resumo para SEO: Em Salvador, 42% dos moradores não se lembram de em quem votaram para deputado estadual e senador nas eleições de...

Governo estadual inicia matrícula de novos estudantes da rede pública nesta segunda-feira; fila terá prioridade para PCDs

Abertura de matrículas na Bahia - A rede estadual de educação da Bahia inicia, nesta segunda-feira (12), as matrículas para novos estudantes. O...

Homem é preso após agredir companheira com aparelho de som no Oeste da Bahia

Um homem foi preso em flagrante na tarde do último domingo (11), após agredir sua companheira em uma residência na Avenida Goiás, no...