Congresso e Judiciário retomam sessões após feriado de Carnaval

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta semana, o Congresso e o Judiciário retomam suas atividades após o feriado de Carnaval, com importantes questões em pauta. No Congresso, a votação do Orçamento de 2025, que estava paralisada por divergências políticas, deve ser prioridade após a retomada. Enquanto isso, no Judiciário, aguarda-se a definição da data do julgamento da denúncia da trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 acusados pela Procuradoria-Geral da República.

No dia 11 de março, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional iniciará as discussões sobre o relatório final da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A expectativa é que, após decisões do STF relacionadas à suspensão do pagamento de emendas parlamentares, a proposta possa avançar.

Na esfera judicial, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve se manifestar sobre os argumentos apresentados pelos advogados dos acusados da tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro. Com 28 das 34 defesas já recebidas pelo Supremo, a PGR tem até sexta-feira (14) para se posicionar. Posteriormente, a Primeira Turma da Corte agendará o julgamento que definirá se Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus.

No âmbito do Superior Tribunal Militar, a ministra Maria Elizabeth Rocha será empossada na presidência, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em 216 anos de história do tribunal. Além disso, o STJ julgará recursos relacionados ao Crime da 113 Sul, conhecido pelo assassinato do ex-ministro do TSE José Guilherme Villela e sua família, em 2009.

Na quarta-feira (12), o STF retoma o julgamento sobre a constitucionalidade da lei que estabeleceu critérios para vasectomia e laqueadura, cuja análise foi interrompida em novembro passado. Com diversos casos e temas importantes em discussão, esta semana promete ser decisiva nos âmbitos legislativo e judiciário do país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Raparigueiros e Bloco das Montadas: veja os blocos deste domingo no DF

CARNAVAL 2026 CHEGA A BRASÍLIA COM MAIS DE 15 BLOQUINHOS DE RUA Neste fim de semana, a cidade entra no clima de Carnaval com...

Na saída do Ilê, Bruno Monteiro destaca valor recorde de investimento do Ouro Negro

Bahia investe recorde no Ouro Negro para blocos afro em 2026, afirma secretário de Cultura O secretário de Cultura do estado da Bahia, Bruno...

Tarcísio faz samba-enredo para enaltecer policiais no Carnaval de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou as redes sociais na noite de 14 de fevereiro de 2026 para enaltecer...