Cumuruxatiba inaugura Biblioteca Comunitária com grande acervo afro-indígena

Publicado:

Com um grande acervo de literatura afro-indígena, a Biblioteca Comunitária do Canta Galo, na vila de Cumuruxatiba, em Prado (BA), inaugurou no dia 26 de fevereiro a ampliação do espaço físico, que agora conta com novas obras literárias. O investimento foi feito com recursos repassados pela Suzano, por meio do Edital Transformar o Futuro, em parceria com o Instituto de Educação Ibápitanga – associação comunitária sem fins lucrativos, mantenedora da biblioteca e da Ibápitanga Escola Infantil.

Inauguracao da Biblioteca Comunitaria 03A inauguração contou com a visita dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê, que puderam conhecer o novo acervo e explorar as obras literárias, formadas em sua maioria por autores nacionais que retratam a temática indígena e afro-brasileira. De acordo com a presidente do Instituto, Cecília Germano, a intenção é fazer contato com todas as escolas públicas da região e promover um concurso literário com os estudantes, incluindo um sarau e premiação, estimulando a frequência da comunidade à biblioteca.

“O concurso literário vai envolver todos os jovens do Ensino Médio, gerando a eles a oportunidade de reavivar as histórias dos seus ancestrais, que estão restritas aos relatos orais, e colocar isso no papel, transformando em narrativas que serão eternizadas em nossa biblioteca. É um projeto que fomenta a leitura, a cultura e a educação. A gente quer se tornar uma biblioteca de referência afro-indígena no Extremo Sul da Bahia, com um acervo rico e único”, ressalta Cecília Germano.

Para o vice-presidente do instituto, Mateus Marques, o apoio da Suzano ao projeto foi fundamental para colocar a iniciativa em prática. “Essa parceria com a Suzano veio para fortalecer o nosso alcance como biblioteca comunitária, porque este é um espaço de conhecimento, educação e cultura, e hoje podemos abrir as portas para todas as pessoas chegarem aqui e saírem com muito mais conhecimento e pensamento crítico sobre a nossa cultura afro-indígena, que é parte inerente do nosso povo. É uma alegria muito grande”, comemora Mateus.

Inauguracao da Biblioteca Comunitaria 01A Biblioteca Comunitária do Canta Galo surgiu há três anos, quando um grupo de amigos se juntou para comprar os livros e formar um acervo inicial de 200 publicações. Aos poucos a coleção de livros foi crescendo por meio de doações e, em 2024, a biblioteca foi contemplada pelo Edital Transformar o Futuro, da Suzano, que possibilitou a ampliação do acervo e da estrutura física do espaço.

O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid Pereira, lembra que a empresa apoia diversas iniciativas que visam impulsionar o crescimento da região. “A cada dia que passa a gente está mais envolvido com as comunidades, conhecendo as vocações de cada localidade e firmando parcerias com o setor público, associações e organizações da sociedade civil. E com projetos como esse, voltados ao estímulo da cultura e do conhecimento, queremos estar ainda mais perto das comunidades na prática”, afirma.

Inauguracao da Biblioteca Comunitaria 05Edital: O Edital Transformar o Futuro, da Suzano, destinou R$ 1 milhão para o fomento de iniciativas de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em comunidades do Extremo Sul da Bahia. Um total de 30 projetos foram beneficiados pelo edital, englobando 26 comunidades dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. A estimativa é beneficiar 8.125 pessoas com projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil, associações produtivas e comunitárias e cooperativas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prado recebe nova viatura 0 km da Polícia Militar

O município de Prado acaba de ser reforçado com uma viatura zero quilômetro, entregue oficialmente em Teixeira de Freitas. O evento foi presidido...

Decisão do TJ-BA suspende ordem de reintegração de posse da área da Basevi em Prado

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu efeito suspensivo ao Agravo de Instrumento interposto por Rodrigo Carvalho de Jesus e outros, contra decisão...

Centenas de pessoas seguem ocupando a area da Basevi em Prado

Grande quantidade de pessoas segue ocupando a área do Loteamento Bahia Costa Costa, popularmente conhecida como Basevi, na cidade de Prado, por um número...