Agronegócio baiano aumenta 37,7% em exportações em fevereiro; já total exportado por estado caiu quase 1%

Publicado:

A agropecuária baiana teve um aumento significativo de 37,7% nas exportações em fevereiro deste ano. Esse crescimento foi impulsionado pelas vendas da safra recorde de soja e pelo destaque no mercado de café. Em contrapartida, o valor total exportado pelo estado apresentou uma queda de quase 1% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo a marca de 753,5 milhões de dólares.

De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), as importações atingiram 650,8 milhões de dólares, representando uma redução de 0,81%. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, as exportações baianas totalizaram 1,58 bilhão de dólares, uma queda de 10,1%, enquanto as importações alcançaram 1,53 bilhão de dólares, um aumento de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com os resultados de fevereiro, a balança comercial da Bahia fechou com um superávit de 47,4 milhões de dólares no bimestre, o que representa uma redução de 88,3% em comparação com o mesmo período de 2023. A corrente de comércio do estado atingiu 3,11 bilhões de dólares, um leve aumento de 0,08% em relação ao ano anterior.

Apesar do crescimento nas exportações do agronegócio, a indústria de transformação e a indústria extrativa apresentaram quedas de 16% e 36,8%, respectivamente. Esse cenário reflete a tendência para 2025, com destaque para o aumento da safra agrícola, porém com preços mais baixos, e um menor crescimento da indústria, influenciado por políticas monetárias restritivas e incertezas na economia global.

Em relação aos destinos das exportações brasileiras, a China, principal mercado para os produtos baianos, registrou uma diminuição de 5,1% em fevereiro, enquanto as vendas para a Ásia aumentaram 11%. Já as exportações para os Estados Unidos tiveram uma queda de 15,5%, mas para a América do Norte houve um aumento de 10%, impulsionado pela demanda do Canadá por ouro, pneumáticos e ferro ligas.

Surpreendentemente, as exportações para o Mercosul cresceram expressivos 122,5%, devido à importação em grande escala de óleo diesel pela Argentina, totalizando 32 milhões de toneladas em fevereiro. Enquanto isso, as vendas para a União Europeia caíram 8,7% nesse mesmo período.

No que diz respeito às importações, destacou-se o aumento de 26,8% nas compras de produtos intermediários, a queda de 64,7% na importação de combustíveis, e o crescimento de 57% nas aquisições de bens de capital, juntamente com um aumento de 17,7% nas de bens de consumo.

Por fim, a SEI reportou uma diminuição de 29% no volume de compras externas da Bahia em fevereiro, enquanto os preços dos produtos importados aumentaram em 39,8%, principalmente cacau, fertilizantes, borracha, máquinas e equipamentos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende drogas no município de Eunápolis

Na noite de sexta-feira (3), a Polícia Militar do 28º Batalhão (BPM) realizou uma operação na cidade de Eunápolis, no Extremo Sul da...

Sesab realiza reunião emergencial para investigar caso de intoxicação por metanol em Feira de Santana

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) convocou uma reunião emergencial para investigar um caso de intoxicação por metanol em Feira...

Policial militar e sobrinho morrem em acidente em trecho da BR-101 no Sul da Bahia

Na madrugada desta sexta-feira, 3, um trágico acidente na BR-101 em Camacan, no Sul da Bahia, resultou na morte de um...