A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação Metafanismo, que investiga o desvio de máquinas e implementos agrícolas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Bahia, entre 2019 e 2021.
Lucas Lobão, ex-coordenador do órgão, é o principal alvo da ação. Ele já era investigado na Operação Overclean, que revelou um esquema bilionário de corrupção no DNOCS.
As apurações indicam que servidores públicos, em conluio com terceiros, desviavam os equipamentos destinados a associações de agricultura familiar. Ao invés de beneficiar os agricultores, as máquinas eram desviadas, vendidas ou repassadas irregularmente, caracterizando o crime de peculato.
Para facilitar os desvios, documentos eram falsificados para justificar a retirada dos equipamentos, mantendo as associações alheias à fraude. A falta de fiscalização permitiu os desvios ininterruptos ao longo dos anos.
Na operação, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1), sob autorização da Justiça Federal. A ação contou com a participação de 35 policiais federais.
Lucas Lobão já havia sido alvo de mandado de prisão na Operação Overclean, que desvendou um esquema de desvio de verbas de emendas parlamentares destinadas ao DNOCS, movimentando R$ 1,4 bilhão. Ele foi identificado como peça central do esquema, em associação com os empresários Alex Parente e Fábio Parente, responsável pela gestão de contratos da Allpha Pavimentações com entidades públicas.
Se identificou com a situação? Compartilhe sua opinião e fique por dentro das atualizações sobre este caso.

Facebook Comments