Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores em Ilhéus por fraude em cota de gênero

Publicado:

A Justiça Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral de Ilhéus determinou a cassação dos mandatos dos vereadores Gidálsio Neto, conhecido como ‘Neto da Saúde’ (PMB), e Odailson Lelis Aranha, também chamado de ‘Odailson Pequeno’ (PODEMOS), por terem fraudado a cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

O juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra assinou a decisão que, além da cassação, anulou os votos do partido ‘Podemos’ e determinou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, o que pode modificar a composição da Câmara Municipal de Ilhéus.

No caso de ‘Neto da Saúde’, a Justiça Eleitoral concluiu que as candidaturas de Fabiana da Silva Nascimento e Mariângela Conceição Santos foram registradas de maneira fictícia para cumprir a exigência legal de percentual mínimo de candidaturas femininas.

A investigação judicial eleitoral em relação a Odailson Pequeno revelou que a candidata Victória Guiomar de Jesus Raimundo foi registrada apenas simbolicamente, sem real intenção de participar efetivamente do pleito, caracterizando, assim, fraude segundo a justiça.

A defesa dos vereadores cassados ainda tem o direito de recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), porém, até o momento, não houve suspensão dos efeitos da sentença.

A cassação dos vereadores destaca a importância de uma fiscalização rigorosa na observância da cota de gênero e alerta os partidos para a necessidade de cumprimento da legislação, bem como informa que a Câmara Municipal de Ilhéus passará por uma nova configuração.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBPM lança Litoteca Digital, Minera Bahia e HUB de Mineração e reforça protagonismo da Bahia no setor

A Bahia deu um importante passo para fortalecer sua posição na mineração nacional com o lançamento de três iniciativas inovadoras pela Companhia Baiana...

Governo do Estado autoriza concursos para contratação de 890 novos servidores estaduais

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a realização de oito novos concursos públicos que vão gerar 890 vagas em 16 diferentes carreiras na administração...

Confira como votaram os deputados baianos na emenda que garantiu bagagem gratuita em voos internacionais

Na última terça-feira (28), o projeto de lei PL 5041/2025, que proíbe tarifas extras para bagagens de mão em voos nacionais, teve sua...