Governo do estado e sindicato firmam acordo de reajuste salarial para professores da Educação Básica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo estadual da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) celebraram um importante acordo para reajuste salarial e progressão na carreira dos profissionais da Educação Básica da rede estadual, abrangendo os anos de 2025 e 2026. A negociação, realizada com êxito nesta quarta-feira (12), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes do sindicato.

O acordo estabelece um reajuste de 6,27% a partir de maio deste ano, com retroativo a janeiro, elevando o vencimento básico inicial da carreira para R$ 4.965,24, um valor 2% acima do piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC).

O pagamento dos valores retroativos será dividido da seguinte forma:

  • Maio: retroativos de janeiro e fevereiro;
  • Junho: retroativos de março e abril.

O reajuste beneficiará também coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas.

Promoção: O acordo prevê a promoção de professores e coordenadores pedagógicos, mediante a participação em um curso de aperfeiçoamento em setembro de 2025. Após a inscrição no curso, 50% do valor da promoção será pago, com o restante previsto para junho de 2026.

A partir de fevereiro de 2026, o governo se compromete a pagar o Piso Nacional da Educação conforme atualização determinada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dona de “casa de saliências” no interior baiano viraliza ao ameaçar expor clientes caloteiros

Um vídeo gravado por uma comerciante de Serrinha, na região sisaleira, viralizou nesta quinta-feira (17). O material mostra Kalila Araújo, proprietária de um...

Suspeito de matar três mulheres a golpes de foice é encontrado morto em Macaúbas

Triplo homicídio em Lagoa Clara, localidade rural de Macaúbas, no sudoeste da Bahia, teve desfecho nesta quinta-feira (18). Guilherme Vicente da Silva, apontado...

Incra reconhece oficialmente terras da comunidade quilombola Pitanga de Palmares em Simões Filho

Uma decisão histórica para a localidade de Pitanga de Palmares, quilombo no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, foi anunciada...