Governo do estado e sindicato firmam acordo de reajuste salarial para professores da Educação Básica

Publicado:

O governo estadual da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) celebraram um importante acordo para reajuste salarial e progressão na carreira dos profissionais da Educação Básica da rede estadual, abrangendo os anos de 2025 e 2026. A negociação, realizada com êxito nesta quarta-feira (12), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes do sindicato.

O acordo estabelece um reajuste de 6,27% a partir de maio deste ano, com retroativo a janeiro, elevando o vencimento básico inicial da carreira para R$ 4.965,24, um valor 2% acima do piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC).

O pagamento dos valores retroativos será dividido da seguinte forma:

  • Maio: retroativos de janeiro e fevereiro;
  • Junho: retroativos de março e abril.

O reajuste beneficiará também coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas.

Promoção: O acordo prevê a promoção de professores e coordenadores pedagógicos, mediante a participação em um curso de aperfeiçoamento em setembro de 2025. Após a inscrição no curso, 50% do valor da promoção será pago, com o restante previsto para junho de 2026.

A partir de fevereiro de 2026, o governo se compromete a pagar o Piso Nacional da Educação conforme atualização determinada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“DNA do Mato”: Zé Vaqueiro faz surpresa para fã de 11 anos em escola de Juazeiro; veja vídeo

Na última sexta-feira, Zé Vaqueiro trouxe uma enorme alegria para Maurício Cavalcante, um fã de apenas 11 anos, aluno da Escola Municipal de...

Dupla é presa por tráfico de drogas na Ilha de Vera Cruz

Na manhã deste sábado (1º), dois homens foram detidos em flagrante por tráfico de drogas na localidade de Gameleira, em Vera Cruz. A...

SEC realiza aulões pré-Enem para 120 mil estudantes da rede pública; Salvador terá show e professores convidados

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) revelou a realização de aulões para mais de 120 mil estudantes da rede pública...