Ministério do Esporte propõe requisito que obriga entidades esportivas a adotarem medidas de combate ao racismo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Diante do crescimento dos casos de racismo nos eventos esportivos, especialmente nos estádios de futebol, o Ministério do Esporte planeja modificar a Lei Geral do Esporte. A proposta inclui a implementação de um requisito fundamental que obriga todas as entidades esportivas, como federações, clubes e confederações de diferentes modalidades, a adotarem ações concretas de combate ao racismo.

Segundo a proposta, a não implementação dessas medidas acarretaria na suspensão do recebimento de recursos públicos federais. Após a elaboração final, a proposta será encaminhada para análise da Casa Civil e da Presidência da República.

“A cada novo incidente de racismo, manifestamos nossa veemente rejeição, exigindo a investigação dos fatos e punição rigorosa dos responsáveis. Entretanto, não podemos nos limitar a emitir notas de repúdio. É imprescindível agir de forma mais efetiva. Por isso, estamos propondo ao Presidente a alteração na Lei Geral do Esporte. O racismo não tem lugar em uma sociedade democrática, justa e diversa como a que estamos construindo”, declarou o Ministro do Esporte, André Fufuca.

Em um episódio recente, o atleta Luighi, do Palmeiras, foi vítima de racismo durante um jogo válida pela Libertadores Sub-20, no Paraguai, contra o Cerro Porteño. Um torcedor do clube paraguaio realizou gestos racistas em direção ao jogador brasileiro de 18 anos. Após o término da partida, a equipe do jovem se manifestou nas redes sociais por meio de uma nota oficial, condenando veementemente o incidente.

Além disso, a CONMEBOL, entidade responsável pela competição internacional, também se pronunciou, garantindo a adoção de “medidas disciplinares apropriadas”.

“A CONMEBOL repudia veementemente qualquer ato de racismo ou discriminação. Medidas disciplinares adequadas serão tomadas, e outras ações estão sendo avaliadas em conjunto com especialistas da área”, afirmou a entidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...

Homem acusado de liderar fuga em massa e atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso no RJ

O homem acusado de liderar a fuga de 16 detentos no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foi preso no Rio...