‘Servir à advocacia’ Fabrício Castro destaca compromisso e o fortalecimento do Judiciário no CNJ

Publicado:

‘Servir à advocacia’ Fabrício Castro destaca compromisso e o fortalecimento do Judiciário no CNJ

O recém-eleito representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabrício Castro, enfatizou em entrevista ao Bahia Notícias, que sua posse no cargo foi marcada pelo compromisso de fortalecer a advocacia e contribuir para aprimorar o Poder Judiciário. Ele destacou a relevância da atuação da OAB no âmbito do CNJ.

“Sempre estou disponível para servir à advocacia, é um modo de vida para mim. Encaro essa nova responsabilidade com dedicação e darei o meu melhor para representar a classe da melhor forma possível, além de contribuir para a construção de um Judiciário mais eficiente durante o período em que estiver no CNJ”, afirmou Fabrício.

Sobre os desafios do novo cargo e os impactos para a advocacia baiana, ele ressaltou a importância de estar próximo do órgão que estrutura o Poder Judiciário. Essa proximidade, segundo ele, permite acompanhar as decisões e trazer para a Bahia as discussões e diretrizes definidas pelo CNJ.

“Ter um representante da Bahia no CNJ é fundamental para garantir que as demandas do nosso estado sejam ouvidas. A advocacia e o próprio tribunal baiano poderão se beneficiar desse acompanhamento direto”, pontuou.

Ao abordar o impacto do CNJ na defesa das prerrogativas dos advogados, Fabricio ressaltou a importância da função fiscalizatória e de planejamento do Conselho.

“Eu acho que a função fiscalizatória é muito importante, assim como a função de planejamento. O CNJ tem sido um órgão crucial para o planejamento. Na última sessão [referindo-se à primeira sessão em 11 de março], houve uma resolução significativa sobre a atuação da advocacia dativa. O CNJ determinou que os tribunais celebrem convênios com a OAB e a Defensoria Pública para remunerar a advocacia dativa. Em estados como a Bahia, onde a defensoria pública ainda não atende toda a região, a atuação complementar da advocacia dativa garante o acesso à assistência judiciária para os cidadãos carentes”, enfatizou.

Ao assumir a nova função no CNJ, Fabricio Castro reitera seu compromisso com a advocacia e a melhoria do sistema judiciário, levando a expertise da OAB para um dos mais importantes órgãos do Judiciário brasileiro.

“Meu compromisso é acompanhar de perto cada tema relevante para a advocacia, assegurando o fortalecimento de nossa classe. Além disso, pretendo contribuir para a maior eficiência do Poder Judiciário, beneficiando toda a sociedade”, concluiu.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esmeralda de R$ 2 bilhões encontrada na Bahia aguarda arremate de leilão guardada em bunker de São Paulo

Uma esmeralda de 241 quilos, avaliada em impressionantes R$ 2 bilhões, está guardada em um bunker blindado em São Paulo. A pedra foi...

Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor para dia 27 e anuncia pagamento de salário nesta sexta-feira

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou que o feriado do Dia do Servidor Público, programado para a próxima terça-feira (28), será antecipado...

Casal morre após moto ser atingida por Hilux na zona rural de Irará

Um trágico acidente resultou na morte de um casal de namorados na noite deste domingo (19) na BA-084, em Irará, no...