Bolsonaro está a poucos dias de se tornar réu pelo crime de golpe

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Bolsonaro está prestes a se tornar réu pelo crime de golpe. O termo “Jus esperneandi” é comumente utilizado no meio jurídico para expressar o direito de espernear ou reclamar de forma abusiva. Nesse sentido, desde que a Polícia Federal indiciou Bolsonaro por crimes como tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático, danos ao patrimônio público e organização criminosa, temos presenciado seu contínuo esperneio.

No dia 25, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, marcou o julgamento na Primeira Turma da Corte da denúncia feita pela Procuradoria contra Bolsonaro. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e outros sete denunciados por golpe se tornarão réus em um processo que terá três sessões para ouvir as partes envolvidas e os ministros que compõem a Primeira Turma.

Caso a denúncia seja acolhida, o processo seguirá para a fase de instrução, com coleta de provas, testemunhos e análise documental. Após a conclusão dessa etapa, os denunciados poderão ser condenados ou absolvidos, o que só deve ocorrer no final do ano.

Além de Bolsonaro, outros seis envolvidos como os generais Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, o almirante Almir Garnier, o ex-ministro Anderson Torres e o deputado federal Alexandre Ramagem, poderão ser presos se condenados. Há a possibilidade de fuga ou asilo para alguns, mas nada disso impede o curso da justiça.

No Brasil, onde o processo judicial costuma ser moroso, a rapidez com que esse caso contra Bolsonaro e outros está avançando é notável e reflete o momento político conturbado do país. A direita, inclusive, prefere que Bolsonaro fuja ou se asile, sabendo que sua condenação é iminente. Enquanto isso, Lula observa atentamente, apostando que Bolsonaro cumpra suas promessas, ainda que isso signifique sua inelegibilidade e o fortalecimento de seu próprio projeto político.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem é padrasto que matou enteada após tentar estuprá-la

Em Planaltina, DF, a polícia prendeu Marlon Carvalhedo da Rocha, 29 anos, suspeito de matar a enteada e tentar estuprá-la dentro da casa...

Padrasto é suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 10 anos em Guanambi

Um caso de estupro de vulnerável envolvendo uma criança de 10 anos foi registrado pela Polícia Militar em Guanambi, na sexta-feira (16). A...

Menino fica em estado crítico após ataque de tubarão na Austrália

Um menino, cuja identidade não foi divulgada, de 13 anos, ficou gravemente ferido após ser atacado por tubarão na tarde deste domingo (18/1)...