Governo publica decreto que facilita comércio interestadual de leite, mel e ovos

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que simplifica a comercialização interestadual de leite fluido pasteurizado e ultrapasteurizado, mel e ovos in natura por um ano. Essa medida abrange produtos de estabelecimentos devidamente registrados em serviços de inspeção, sejam eles estaduais, distritais ou municipais.

O objetivo principal é diminuir os preços dos alimentos no mercado. Segundo Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, a ação não compromete a segurança sanitária dos produtos, assegurando a qualidade.

Para que os produtos sejam comercializados, é essencial que atendam a requisitos específicos, como registro em sistemas de inspeção, rótulos com informações sobre rastreabilidade e a implementação de controles que garantam a qualidade e segurança alimentar.

Os estabelecimentos produtores devem seguir critérios rigorosos relacionados a aspectos microbiológicos, físico-químicos e higiênico-sanitários, mantendo registros auditáveis que comprovem a segurança, qualidade e rastreabilidade dos alimentos oferecidos ao consumidor.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar dispara e fecha acima de R$ 5,50 com temor fiscal e nova tensão entre EUA e China; Bolsa cai

O dólar teve uma forte alta nesta sexta-feira (10), encerrando o dia a R$ 5,5037. Essa é a maior cotação em...

Preços dos alimentos caem pelo quarto mês consecutivo, diz IBGE

Os preços dos alimentos no Brasil diminuíram pelo quarto mês consecutivo. Em setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou um...

INSS proíbe Banco Master de conceder crédito consignado a aposentados e pensionistas

O INSS anunciou na última sexta-feira (10) que não irá renovar o acordo de cooperação com o Banco Master, impedindo a instituição de...