Polícia militar monta gabinete de gestão de crise e intenfica policiamento em áreas de conflito de terra no extremo sul

Publicado:

Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (CPR-ES) lidera operações para estabilizar a região e mediar conflitos entre povos originários e produtores rurais nos municípios de Itamaraju, Prado e Porto Seguro.

Desde o dia 3 deste mês, diante dos confrontos, o Comando de Policiamento da Região Extremo Sul instaurou um Gabinete de Gestão de Crise, com o propósito de articular medidas estratégicas, assegurar a ordem pública e, sobretudo, proteger vidas.

Sob a coordenação do Comandante do CPR-ES, Coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges, o gabinete integra órgãos como Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Funai, Superintendência de Assuntos dos Povos Originários e Corpo de Bombeiros, promovendo uma atuação conjunta para reduzir a instabilidade na região e mitigar riscos à comunidade.

Além das disputas fundiárias, a presença de facções criminosas tem intensificado o cenário de insegurança, explorando fragilidades institucionais e ampliando as ameaças à população. Diante desse contexto, o CPR-ES reforçou sua presença de forma estratégica, ampliando efetivos, intensificando patrulhamentos e mantendo monitoramento constante sobre os pontos mais sensíveis.

No esforço de mediação, já foi realizada uma reunião com representantes do setor produtivo rural, e está em fase de planejamento um encontro com lideranças dos povos originários, com o intuito de ampliar o diálogo e construir soluções pacíficas para o impasse.

O CPR-ES garante presença e atuação firme com o compromisso de manter a estabilidade e proteção das pessoas, operando de forma integrada com as instituições competentes para garantir a legalidade, a ordem pública e a segurança da população.

Segundo o Coronel Paraíso, “a mobilização operacional foi aprimorada com equipes especializadas, ações preventivas e pronta resposta a qualquer movimentação que comprometa a segurança pública. A atuação firme e ininterrupta busca, não apenas garantir a tranquilidade dos moradores, mas também impedir a expansão de atividades ilícitas e assegurar o cumprimento da lei”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itamaraju encerra a primeira fase goleando Alcobaça por 5 a 2

A seleção de Itamaraju encerrou a primeira fase do Intermunicipal 2025 com autoridade diante de sua torcida. Jogando no Estádio Municipal Juarez Barbosa, o...

Mutirão de Limpeza de Praias recolhe 243 kg de resíduos em Prado

Nos dias 13 e 14 de setembro, a Prefeitura de Prado organizou o Mutirão de Limpeza de Praias, em parceria com a Secretaria...

Seleção de Alcobaça vence Prado por 1×0 e assume a vice-liderança do Grupo 14 no Intermunicipal 2025

No último domingo, 13 de agosto, o Estádio Municipal Francisco de Assis Castro Pereira, o tradicional “Pereirão”, recebeu um bom público para acompanhar mais...