PT Bahia já tem três novos nomes para a disputa pela sucessão de Éden Valadares na presidência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O processo eleitoral no Partido dos Trabalhadores da Bahia para a escolha da nova presidência do Diretório Estadual está se definindo com três nomes que se destacam. Ellen Coutinho, Liu Durães do MST e Sandro Magalhães se apresentam como postulantes ao cargo. A votação, que ocorrerá no dia 6 de julho de 2025, contará com a utilização de urnas eletrônicas para renovar as lideranças do partido em âmbito municipal, estadual e nacional.

O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), ressaltou que este PED deste ano será o maior e mais participativo da história do partido no estado.

O PT Bahia viu um aumento significativo de novos filiados, totalizando 192 mil, e 350 cidades participarão da votação no PED em todos os níveis. Em um ambiente de confiança, o partido promove um processo que se espera seja altamente participativo.

Os Candidatos em Destaque

A economista Ellen Coutinho, com 35 anos, é figura presente no Diretório Nacional do PT, diretora da Fundação Perseu Abramo desde 2020, além de ter ocupado cargos como secretária Estadual de Formação Política e secretária Estadual de Juventude do PT. Defensora ativa da igualdade racial, concorreu à presidência do partido estadual em 2019, obtendo cerca de 40% dos votos no Congresso Estadual, perdendo para Éden Valadares.

Liu Durães, com 41 anos, é outra candidata à presidência do PT Bahia. Integrante do MST desde a infância, ela faz parte da direção estadual e nacional do Movimento. Engenheira agrônoma formada pela UNEB, Liu é filiada ao PT desde 2006 e tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a reforma agrária e a agroecologia.

Aos 39 anos, Sandro Magalhães, presidente do PT de Serrinha, destaca-se como um dos concorrentes. Com uma carreira como professor da rede pública de ensino e passagens como secretário de Educação de Serrinha e superintendente de Cultura do Estado da Bahia, Sandro participou ativamente das campanhas de Wagner, Rui e Lula no Território do Sisal, demonstrando uma ampla experiência e engajamento político desde 2004.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após fim de semana com seis mortes, Polícia Militar realiza operação em Ipiaú

A Polícia Militar da Bahia realizou uma operação especial em Ipiaú, Bahia, neste final de semana (16 a 18), após o registro de...

Autor do gol de bicicleta do Porto, Ítalo avalia empate com o VItória: “Sentimos o cansaço”

Porto e Vitória empataram 1 a 1 pela terceira rodada do Campeonato Baiano. No primeiro tempo, o Vitória abriu o placar com Pablo,...

Professora é assassinada no sudoeste baiano e companheiro é principal suspeito

Uma professora de 40 anos foi assassinada a facadas na cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia, neste sábado (17), após uma discussão...