STF analisa nos dias 25 e 26 de março possível julgamento de Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu para os dias 25 e 26 de março a análise da acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus relacionados ao golpe de Estado ocorrido em janeiro deste ano.

O juiz Cristiano Zanin informou que será avaliado se a denúncia apresentada pelo Ministério Público tem indícios suficientes para iniciar uma ação penal contra os acusados.

Nas sessões agendadas para março, a Primeira Turma do STF, composta por juízes de inclinação progressista, decidirá se a acusação é consistente o bastante para dar início a um processo penal. Ressalta-se que, nesta etapa, os réus ainda não serão julgados.

Além de Bolsonaro, os réus incluem o ex-assessor do ex-presidente, coronel Mauro Cid, que colaborou com depoimento ao STF, e os ex-ministros Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente em 2022), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa).

O anúncio aconteceu após solicitação do juiz Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, para que o tribunal estabelecesse uma data para decidir sobre a aceitação da denúncia e o início do julgamento criminal.

A Procuradoria-Geral da República, responsável pela denúncia, rejeitou as primeiras alegações dos réus e defendeu que fossem julgados por suposta tentativa de golpe contra o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em suas redes sociais, Bolsonaro criticou a celeridade do processo: “Mas só quando o alvo está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para Presidente da República nas eleições de 2026”, acrescentou.

Leia Também: Bolsonaro menciona Trump para zombar da velocidade do julgamento no STF relacionado à trama golpista

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PT projeta próximos anos com foco em fortalecimento da democracia, diz Éden Valadares

Meta descrição sugerida: Resumo das falas de Éden Valadares, secretário nacional de Comunicação do PT, sobre os 46 anos do partido, sua relação...

Queda de andaime mata mulher e fere outros dois em Copacabana

Andaime cai em Copacabana: uma morte e dois feridos; prefeitura investiga Um andaime desabou na manhã deste sábado (7/2) em Copacabana, no Rio de...

Bia Haddad perde para russa e se despede do WTA 1000 de Doha

Bia Haddad foi derrotada em dois sets a zero, com parciais de 6-4, 6-4, e deixou o torneio de Doha, no Catar, ainda...