Lei do século 18 é invocada por Trump contra gangue da Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Donald Trump invoca lei do século 18 contra gangue venezuelana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou uma decisão polêmica ao invocar uma lei histórica do século 18 que lhe confere amplos poderes para deportar imigrantes. Em um comunicado divulgado pela Casa Branca, Trump direcionou a medida principalmente para membros da gangue venezuelana Tren de Aragua (TdA).

De acordo com Trump, a facção da Venezuela estaria planejando uma ação predatória contra os EUA. Além disso, o presidente acusou o regime de Nicolás Maduro de estar por trás das atividades do Tren de Aragua no país, embora não tenha apresentado provas concretas.

A decisão estabelece que todos os venezuelanos ilegais maiores de 14 anos com conexões com a gangue estão sujeitos à captura e deportação. Esse anúncio ocorreu um dia após um juiz federal dos EUA temporariamente proibir a deportação de alguns imigrantes sem documentos, exatamente sob os auspícios da mesma legislação invocada por Trump neste contexto.

A Lei de Inimigos Estrangeiros, datada de 1798, confere ao presidente dos Estados Unidos poderes especiais para remover imigrantes em situação irregular do país. Originalmente, essa lei foi criada para ser aplicada em tempos de guerra e só foi invocada três vezes na história americana, todas em períodos de conflito mundial.

Essa decisão de Trump representa um ponto de inflexão em relação à política migratória nos Estados Unidos e evidencia a tensão geopolítica com a Venezuela, ampliando as discussões sobre o impacto das ações do governo americano sob a ótica da imigração e das relações internacionais.

Fique alerta para mais atualizações sobre este caso!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comandante-geral diz quando PMDF vai comprar câmeras corporais

PMDF anuncia investimentos relevantes na segurança da cidade. A comandante-geral Ana Paula Habka informou que a corporação já recebeu recursos do governo federal...

Novo reitor da USP defende 1º ano generalista para carreiras similares

Futuro reitor da USP, Aluísio Segurado assume a gestão com propostas para modernizar a universidade e aproximá-la da sociedade. Entre as ideias está...

Câmara aprova projeto que exclui gastos de saúde e educação do arcabouço

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (15/12), um substitutivo ao...