Titular da SPMJ, Fernanda Lordelo destaca avanços na defesa dos direitos das mulheres em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Fernanda Lordelo, Secretária da SPMJ, destaca avanços na defesa dos direitos das mulheres em Salvador

Durante as campanhas voltadas para a promoção e defesa dos direitos das mulheres, Fernanda Lordelo, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), fez uma avaliação dos avanços conquistados em mais de quatro anos de atuação na área. Em uma entrevista ao Bahia Notícias, a gestora ressaltou a importância da criação do Observatório Municipal da Violência contra a Mulher, como um dos maiores marcos na promoção dos direitos das mulheres em Salvador.

A implementação do Observatório, em 2022, por meio do decreto 35.220 que instituiu o Programa “Alerta Salvador – Juntos pela Erradicação da Violência contra a Mulher”, possibilitou à secretaria identificar padrões sociais e desenvolver novas políticas públicas.

Fernanda explicou que, por meio do Observatório, a secretaria consegue mapear e analisar dados sobre violência, orientando o desenvolvimento de estratégias e ações mais eficazes. Ela destaca a importância desse olhar estratégico no planejamento e na mensuração dos atendimentos, incluindo medidas de proteção e acompanhamento às mulheres vítimas de violência.

Sobre os desafios no combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, Fernanda ressalta a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e interseccional, envolvendo diversos órgãos e instituições para fortalecer a rede de proteção e enfrentamento às violências.

Os dados revelam que, em 2024, a Bahia registrou uma redução de 30,2% nos casos de violência em comparação ao ano anterior. No entanto, Fernanda destaca que, apesar dos avanços, os desafios ainda são significativos, enfatizando a importância de encorajar as mulheres a denunciar casos de violência para garantir sua proteção e salvar vidas.

O Bahia Notícias disponibilizará a entrevista completa com Fernanda Lordelo, abordando a atuação da SPMJ na promoção dos direitos humanos, nesta segunda-feira (17), às 11h10, com todos os detalhes sobre o trabalho realizado pela pasta.

Assista a um trecho da entrevista:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Virada Ilhéus movimenta região sul da Bahia e coloca cidade na rota de destinos para Réveillon no estado

Virada Ilhéus 2026 movimentou a cidade sul da Bahia entre 28 e 31 de dezembro, na Avenida Soares Lopes, reunindo cerca de 280...

Ataque a tiros em virada de ano em cidade baiana deixa três mortos

Itambé registrou um ataque a tiros durante a virada de ano, na madrugada desta quinta-feira (1º), no distrito de São José do Colônia,...

Falta de cerveja em open bar gera revolta em réveillon em Lauro de Freitas

Resumo SEO: O Réveillon de Villas, realizado no Clube de Villas, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, ficou marcado por...