TJ-BA estabelece procedimento para recursos em casos de negativa de acesso à informação; entenda

Publicado:

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) publicou um decreto, nesta segunda-feira (17) que regulamenta o procedimento para recursos em casos de indeferimento, total ou parcial, de pedidos de acesso a informações ou de não fornecimento das razões da negativa. A medida visa garantir maior transparência e efetividade no cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

O documento, assinado pela Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJ-BA, estabelece que, em caso de negativa de acesso a documentos, dados ou informações, o interessado poderá interpor um recurso na Ouvidoria Judicial, órgão responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC).

A medida funcionará da seguinte maneira: o cidadão poderá interpor um recurso à Ouvidoria Judicial no prazo de 10 dias, contados a partir do momento em que toma ciência da decisão. Após a interposição do recurso, o SIC terá até 24 horas para encaminhá-lo à autoridade responsável pela informação indeferida. Essa autoridade, por sua vez, terá 5 dias para apresentar uma justificativa detalhada sobre a negativa.

Uma vez que a justificativa é apresentada, o recurso será submetido ao Desembargador Ouvidor, que terá 5 dias para analisar o caso e tomar uma decisão. Caso o recurso seja negado pelo Ouvidor, o interessado ainda terá a possibilidade de recorrer à Comissão Mista de Reavaliação. Essa comissão é composta por representantes de diversos órgãos do Tribunal de Justiça da Bahia, incluindo a Presidência do TJBA, o Comitê Gestor de Proteção de Dados, a Ouvidoria Judicial, a Ouvidoria de Gênero e a Ouvidoria da Mulher, garantindo uma análise ampla e multidisciplinar do caso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolpho Loyola afirma que definição de espaços na chapa majoritária será discutida no próximo ano

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho...

Máfia dos concursos: enfermeira captava candidatos em hospital

Um esquema de fraudes em concursos públicos federais foi descoberto, envolvendo uma enfermeira do Hospital da Beneficência Portuguesa do Recife. Erika de Matos...

Presidente do TJ-BA comenta implantação do sistema Eproc na Bahia

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Resende, revelou que o sistema Eproc começará a operar no estado em 11...