PT-DF reage à declaração de Ibaneis sobre Lula e publica nota

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) emitiu uma nota em resposta à declaração do governador Ibaneis Rocha (MDB), que afirmou não dividir o mesmo espaço com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT-DF destacou que a conduta de Ibaneis, além de ir contra os princípios republicanos, demonstra desrespeito aos valores constitucionais que um governante deve seguir e ao pacto federativo que guia nossa democracia.

O governador do DF solicitou uma retratação de Lula por tê-lo acusado, de maneira imprudente, de ser “cúmplice” do ex-presidente Jair Bolsonaro nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Ibaneis justificou sua ausência na posse do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite de segunda-feira (17/3) devido à presença de Lula.

Lula criticou Ibaneis em uma entrevista para um documentário da GloboNews sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, afirmando que o governador foi negligente e conivente com tais atos. Em fevereiro, o inquérito que investigava Ibaneis pelo episódio de 8/1 foi arquivado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“O governador do Distrito Federal, em vez de demonstrar maturidade institucional e respeito ao chefe do Executivo Nacional, opta por declarações agressivas, que não contribuem para o progresso do DF e do Brasil. Governar requer compromisso com a população, não manifestações de ressentimento político”, destaca a nota do PT-DF, divulgada na tarde desta terça-feira (18/3).

As declarações de Ibaneis sobre Lula também ecoaram na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O deputado distrital Fábio Felix (PSol), da oposição, acusou o governador de fazer “política eleitoral antecipada”, ressaltando que sua responsabilidade é institucional. Por outro lado, o líder do governo, Hermeto (MDB), mencionou que o governador foi inocentado e que “existem mágoas”. “Você acha que o governador, no coração dele, como está? A maior autoridade do país disse que ele foi conivente [com os atos antidemocráticos]”, apontou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA assinam acordo de cooperação que prevê ações militares no Paraguai

Os governos dos Estados Unidos e do Paraguai assinaram, nesta segunda-feira (15/12), um acordo de cooperação que cria um marco jurídico para a...

Nova portaria do Iphan para Centro Histórico define futuro do terreno do Palácio Thomé de Souza e indica: “Manter vazio é a pior opção”

A nova portaria do IPHAN estabelece diretrizes de preservação e critérios de intervenção para o Centro Histórico de Salvador e a Praça Thomé...

Condenado à inelegibilidade, Arruda filia-se ao PSD em clima de campanha

O ex-governador José Roberto Arruda filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD) nesta segunda-feira (15/12). Ele enfrenta, pelo menos, cinco condenações à inelegibilidade em...