Câmara aprova projeto que autoriza pagamento de restos a pagar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18/3), o projeto de lei complementar (PLP) que autoriza o pagamento dos chamados restos a pagar não processados, referentes aos anos de 2019 a 2022. Trata-se de despesas empenhadas, ou seja, indicadas e previstas no Orçamento, mas que ainda não foram liquidadas.

A votação contou com 347 votos a favor e 114 contrários. Com as alterações realizadas, o projeto retorna ao Senado Federal.

O PLP nº 22, de 2025, é de autoria do líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, tendo sido aprovado no Senado em 19 de fevereiro, com 65 votos favoráveis e um contrário, seguindo para a Câmara dos Deputados.

A proposta busca prorrogar o prazo para quitação desses compromissos até o final de 2026, incluindo os cancelados até 31 de dezembro de 2024.

No texto, Randolfe ressaltou que a pandemia da Covid-19 impactou significativamente a arrecadação e execução do orçamento público, levando a atrasos no cumprimento das obrigações financeiras. Por essa razão, a extensão do prazo é considerada uma medida necessária para lidar com esse cenário excepcional.

Embora tenha sido encaminhado para as comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça, foi aprovado um requerimento de urgência, permitindo a aprovação direta no plenário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após queda de Bolsonaro na PF, defesa volta a pedir prisão domiciliar

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) protocolou no STF um novo pedido de prisão domiciliar humanitária. A petição, apresentada nesta terça-feira (13/1), sustenta...

Novo PAC autoriza R$ 61,7 milhões em obras de contenção de encostas em Salvador

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) chega a Salvador com investimentos em infraestrutura e prevenção de desastres em áreas de risco....

Dieta do ovo para emagrecer: como fazer e ter resultados rápidos

A dieta do ovo para emagrecer ganhou destaque por ser prática, acessível e rica em proteínas, o que aumenta a saciedade e ajuda...