Após incertezas com permanência, Boxe segue como modalidade olímpica e estará em Los Angeles 2028

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O futuro do boxe nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 foi assegurado. A confirmação foi feita por Karl Stoss, presidente da Comissão do Programa Olímpico, durante a 144ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizada recentemente. Essa decisão era aguardada após a recomendação do comitê executivo em incluir esse esporte, que faz parte das Olimpíadas desde 1904.

A permanência do boxe estava ameaçada devido aos problemas de corrupção na Associação Internacional de Boxe (IBA), levando o COI a retirar o reconhecimento da entidade como órgão máximo do esporte. Em fevereiro de 2024, a World Boxing obteve reconhecimento provisório como a nova federação internacional responsável pela modalidade.

Em uma coletiva de imprensa, Boris van der Vorst, presidente da World Boxing, ressaltou que a entidade está trabalhando na estruturação de suas políticas e regulamentos.

“Estamos focados na equidade de gênero e em questões relacionadas a atletas transgêneros. Ainda não temos tudo definido nesses aspectos, mas estamos recebendo auxílio de diversos especialistas nesse processo. Nosso principal objetivo é manter o sonho olímpico vivo para todos os praticantes de boxe em academias ao redor do mundo”, afirmou.

A World Boxing comemorou a decisão tomada pelo COI e Boris van der Vorst se manifestou por meio de um comunicado oficial. Veja um trecho:

“Essa é uma decisão de extrema importância para o boxe olímpico, aproximando ainda mais o esporte de ser plenamente reintegrado ao programa olímpico. Tenho certeza de que será muito bem recebida por todos os envolvidos com o boxe, em todos os níveis e países, que compreendem a importância fundamental de manter o boxe como parte do Movimento Olímpico. (…) Fazer parte dos Jogos Olímpicos é um privilégio, não um direito, e a World Boxing se compromete totalmente a ser uma parceira confiável, aderindo e defendendo os valores da Carta Olímpica.”

No evento esportivo de Paris 2024, o boxe foi a modalidade com maior diversidade de países no pódio, com 32 dos 68 Comitês Olímpicos Nacionais competindo e conquistando medalhas em 13 categorias, incluindo o Time Olímpico de Refugiados. O Brasil teve destaque com Beatriz Ferreira conquistando a medalha de bronze na categoria até 60kg.

Atualmente, a World Boxing possui 84 confederações nacionais filiadas, incluindo a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Weverton se despede do Palmeiras após oito anos

Weverton, ídolo do Verdão, se despede do Palmeiras após oito anos, saindo com 12 taças e 454 jogos disputados. O goleiro de 38...

Com retorno a Pituaçu, Galícia vence Juazeirense na segunda rodada do Campeonato Baiano

Galícia vence Juazeirense por 2 a 0 no Pituaçu pela segunda rodada do Baiano 2026 Galícia e Juazeirense duelaram nesta quarta-feira (14) no Estádio...

Ricielli herda camisa de Lucas Halter e destaca perfil de liderança: “Sou um líder de natureza”

Após a saída do zagueiro Lucas Halter, o Vitória aposta em Ricielli como novo pilar defensivo. Nesta quarta-feira, 14, o zagueiro de 27...