Juiz afasta mesa-diretora de Câmara de Santaluz e ordena nova eleição em 72 horas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara Municipal de Santaluz, na região sisaleira, enfrentará uma nova eleição em até 72 horas, promovendo uma reviravolta na composição da mesa-diretora para o biênio 2025-2026.

Nesta quarta-feira (19), o juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior, da Comarca de Santaluz, determinou a imediata destituição da atual mesa-diretora. Além disso, os atuais integrantes da mesa, incluindo o presidente Sérgio Suzart (Avante), não poderão se candidatar no próximo pleito.

Esta decisão segue o pedido do Ministério Público do Estado (MP-BA), que denunciou a terceira reeleição consecutiva de Sérgio Suzart. O MP-BA argumentou que situações como a de Santaluz são consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso a nova eleição não seja realizada dentro do prazo estipulado, a Câmara Municipal de Santaluz estará sujeita a uma multa diária de R$ 50 mil.

Enquanto a nova eleição não ocorre, o vereador mais idoso que não tenha feito parte de nenhuma das chapas concorrentes assumirá interinamente a presidência da Câmara de Santaluz.

Além disso, o magistrado lembrou em sua decisão de casos anteriores que resultaram no afastamento do então presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), e do presidente da Câmara de Cansanção. Ambos os casos envolviam um terceiro mandato consecutivo.

Vale ressaltar que a decisão do STF não se aplica a todos os presidentes de Casas Legislativas que buscam um terceiro mandato consecutivo. O marco temporal estabelecido pelo STF é o dia 7 de janeiro de 2021. Dessa forma, presidentes que foram eleitos pela primeira vez antes desse marco não serão considerados inconstitucionais em sua recondução ao cargo. (Atualizado às 8h32)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia desarticula laboratório de refino de drogas e detém casal de idosos em Feira de Santana

Meta description: Agentes da CIPM desativam um centro de refino e distribuição de drogas em Jaíba, Feira de Santana (BA). Um casal de...

STF vai decidir se Lei da Anistia vale para ocultação de cadáver

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar, em plenário virtual, se a Lei da Anistia pode impedir a punição por ocultação de cadáver...

Após denúncia, PETO mata dois homens em intenso tiroteio na zona rural de Itamaraju

Itamaraju, BA – Uma operação do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) resultou na morte de dois homens após intenso confronto na...