MP de São Paulo vai investigar denúncia de racismo contra “prefeito tiktoker” de Sorocaba

Publicado:

Uma denúncia feita pela entidade do movimento negro de Sorocaba ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) está direcionada ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), em relação a um vídeo postado em suas redes sociais. No vídeo, jovens de pele morena e negra são abordados como parte de uma encenação de uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM). O MP-SP irá investigar a acusação de racismo contra Manga, alegando que ele estaria usando uma representação estereotipada de jovens negros e provenientes de áreas periféricas. Além disso, a entidade solicita a remoção do vídeo, que ainda estava disponível no perfil do prefeito na manhã desta quinta-feira (20).

A filmagem em questão destaca a introdução de novas viaturas exclusivas da GCM para lidar com situações de violência doméstica contra mulheres. Conforme a denúncia, o contexto do vídeo “reforça estereótipos” ao associar os jovens à violência perpetrada contra mulheres. Assista abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes determina fiscalização das marmitas entregues a Bolsonaro pela Polícia Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal registre e...

Em depoimento, homem diz que queria assustar ex arrastada na Marginal

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi ouvido pela polícia após atropelar e arrastar sua ex-namorada, Tainara Souza Santos, na Marginal Tietê,...