“Força dos prefeitos” deve pesar em decisão do PDT em possível adesão ao governo Jerônimo; entenda

Publicado:

A vontade dos prefeitos filiados ao PDT pode ser determinante para uma eventual adesão do partido ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Lideranças internas indicam que a “força” dos gestores municipais será crucial nessa decisão, que sinaliza apoio à administração petista.

De acordo com uma fonte do PDT, a influência eleitoral dos prefeitos nas eleições de 2026 será um fator chave para o possível retorno da legenda à base do governo petista. Além disso, a movimentação, já considerada “provável”, conta com o respaldo do ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente de honra do partido.

Em contrapartida, há filiados que defendem a permanência do grupo na base de ACM Neto (União). Um membro do PDT expressou preocupação com a transição para a base de Jerônimo, apontando que o movimento parece inevitável.

“Quem está aqui já sabe que provavelmente isso vai ocorrer. Será cada um por si”, declarou o filiado.

O PDT encontra-se atualmente dividido em duas alas: uma liderada pelos ex-prefeitos de Araci e Euclides da Cunha, Silva Neto e Luciano Pinheiro, e a outra pelo deputado federal Léo Prates e pela vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

O grupo liderado pelos ex-prefeitos busca alinhar o PDT aos interesses do governo estadual, visando apoiar Jerônimo nas eleições de 2026. Enquanto isso, Leo Prates e Ana Paula têm a intenção de manter o partido na oposição.

Na semana passada, Luciano Pinheiro e Silva Neto se reuniram com o presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Jr., para discutir a possibilidade de aliança com o governo do estado. Na ocasião, os ex-prefeitos pediram que o parlamentar se encontrasse com os prefeitos do partido para debater o assunto. A expectativa é que a reunião ocorra até a próxima semana.

“Vamos realizar uma reunião franca entre o governador e os prefeitos do partido eleitos em 2024, conforme solicitado por Silva e Luciano”, afirmou o deputado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF apura esquema de hackeamento de investigados na polícia de SP

O Ministério Público Federal (MPF) está averiguando um aparente esquema de hackeamento dentro da Polícia Civil de São Paulo. Pesquisas indicam que um...

Filipe Luís avalia peso de erros na briga pelo título do Brasileirão

Na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo e o Flamengo empataram em 2 a 2 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, em...

Número de mortos em explosão de avião de carga nos EUA sobe para 12

O número de mortos na queda de um avião de carga da UPS em Louisville, Kentucky, subiu para 12, de acordo com autoridades...