Justiça determina regularização da política de resíduos sólidos em Santa Inês após pedido do MP-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Por determinação da Justiça da Bahia, o município de Santa Inês deverá formular, em um prazo de até 12 meses, um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A decisão foi proferida em resposta a uma solicitação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que identificou a ausência de medidas adequadas por parte da gestão municipal para a destinação de resíduos.

O promotor de Justiça Julimar Barreto explicou que o MP-BA ingressou com a ação após várias tentativas fracassadas de resolver o problema de forma extrajudicial.

“É responsabilidade dos municípios garantir a gestão integrada dos resíduos sólidos em sua área de atuação. Essa atribuição vai além da simples coleta e descarte, incluindo o planejamento de todas as fases, desde a conscientização sobre a redução de resíduos até a destinação final”, esclareceu o promotor.

Além do plano, a Justiça determinou que o município apresente, em 180 dias, um cadastro atualizado dos geradores de resíduos sujeitos ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e à Logística Reversa, notificando-os para o cumprimento das obrigações legais.

Dentro de 90 dias, o município deverá comprovar a implementação do projeto de coleta seletiva, detalhando a forma de coleta e contratação, com enfoque na participação de cooperativas e associações de catadores.

A recuperação das áreas degradadas pelo antigo “lixão” também foi estabelecida, com a execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas a ser concluído até 2032. O juiz Leonardo Brito Pirajá de Oliveira determinou que o município pague R$ 1 milhão por danos ambientais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula arrebenta no carnaval e pula fogueira no desfile da Sapucaí

Resumo: Em 1969, a ditadura militar foi obrigada a interromper a leitura na televisão de um manifesto da esquerda armada que pedia a...

Polícia Civil localiza turista do Rio de Janeiro após desaparecimento em Salvador

Uma turista carioca de 63 anos, Solange Borba, foi localizada neste domingo (15) após desaparecer na tarde de sábado (14), em Salvador. Ela...

Como são escolhidas as fantasias dos policiais que atuam no Carnaval

A Polícia Civil de São Paulo aposta em fantasias inspiradas em filmes e desenhos para atuar nos blocos de Carnaval e surpreender ladrões...