Pataxós bloqueiam BR-367 em protesto contra prisão de indígenas em operação policial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O conselho de Caciques e Lideranças Pataxó bloqueou a BR-367 entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, na manhã desta sexta-feira (21), em protesto contra a prisão de pelo menos 10 indígenas durante a Operação Pacificar, realizada pela polícia baiana em Prado. O bloqueio das duas pistas da rodovia durou mais de cinco horas, gerando extensas filas de veículos.

Os indígenas questionam a legitimidade da operação policial, que resultou em mandados de prisão e busca e apreensão em propriedades rurais da região. O cacique Juari Pataxó enfatizou que a comunidade onde ocorreu a ação é marginalizada e que a ocupação das terras é legítima, uma vez que a área é reivindicada há mais de 40 anos.

Em uma entrevista ao Radar News, parceiro do Bahia Notícias, o cacique Zeca Pataxó, líder da comunidade indígena de Coroa Vermelha, criticou a demora do governo federal na demarcação das terras indígenas na região e também o governo estadual, o qual, segundo ele, tem “massacrado” a população indígena.

“Nós, como indígenas, vivemos nesta terra e exigimos respeito. O governo federal deve demarcar nosso território; o governo estadual, que tem oprimido nosso povo, precisa mudar sua postura e atender às comunidades indígenas”, enfatizou o cacique Zeca.

A Operação Pacificar, realizada na quinta-feira (20) por cerca de 150 policiais civis e militares, resultou na prisão de sete pessoas em flagrante e no cumprimento de quatro mandados de prisão. Durante a ação, foram apreendidas 11 armas de fogo, incluindo um fuzil e uma submetralhadora, além de munição.

A polícia informou que o objetivo da operação foi desmantelar um grupo acusado de invadir fazendas, expulsar moradores e roubar produção. Durante a ação, um policial foi atingido por um tiro, porém, estava protegido pelo colete à prova de balas.

A Polícia Militar esclareceu que a operação foi realizada com precisão técnica, observando a legalidade e respaldo judicial, com o cumprimento dos mandados voltado para a restauração da ordem pública e garantia da segurança da população.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem é morto a tiros durante partida de futebol amador em Itamaraju, no extremo sul da Bahia

Morreu na tarde do último domingo (11) Kauan, jovem que foi baleado durante uma partida de futebol amador no campo do bairro Cristo...

Segurança é morto a tiros em Feira de Santana

Um segurança foi morto a tiros após uma discussão em um bar de Feira de Santana, neste domingo (11). A vítima foi identificada...

MPF e MP-BA recomenda proteção de Mata Atlântica e terreiros em Itaparica

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) expediram uma recomendação conjunta ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos...