Policiamento de Proteção à Mulher será disciplina dos cursos de formação de oficiais e praças da PM-BA

Publicado:

Policiamento de Proteção à Mulher será disciplina dos cursos de formação de oficiais e praças da PM-BA

Para capacitar o efetivo no atendimento a casos de violência contra a mulher, a Polícia Militar da Bahia incluirá o Policiamento de Proteção à Mulher nos Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais e Praças. Em paralelo, o Curso de Formação de Instrutores em Policiamento de Proteção à Mulher será lançado para qualificar multiplicadores responsáveis por treinar os alunos.

A iniciativa, formalizada pela Portaria Nº 022 – CG/25, visa fortalecer a capacitação dos policiais no atendimento de ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher com sensibilidade, respeito e eficiência. Essa ação representa um avanço significativo na luta contra a violência de gênero e solidifica o compromisso institucional com um atendimento humanizado às vítimas.

A autora da proposta, tenente coronel Roseli de Santana, comandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), revelou que a inclusão desse conteúdo na grade curricular é um marco, visando que todos os policiais militares possam agir de forma qualificada em qualquer situação nas ruas.

O objetivo da disciplina é desenvolver conhecimentos e habilidades para gerir e intervir em casos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com atitudes humanizadas e respeitosas, evitando a revitimização das pessoas afetadas por esses crimes. Os cursos contemplados incluem Formação de Oficiais, Especialização e Formação de Praças, visando oferecer preparo adequado para atender as mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para suprir a demanda de capacitação, será iniciado um curso para formar instrutores capazes de atender às turmas em formação. Dessa forma, a tropa estará devidamente preparada para evitar que as mulheres, já em vulnerabilidade, sofram ainda mais. Uma medida importante e essencial para promover um ambiente de segurança e respeito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SSP registra mais de 200 mil trotes em 2025 e alerta para crime de interrupção de serviço público

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) revelou que mais de 210 mil ligações falsas, conhecidas como “trotes”, foram registradas entre janeiro...

Neoenergia Coelba investe R$ 1,7 bilhão no primeiro semestre de 2025, reforçando o sistema elétrico baiano

A Neoenergia Coelba está fazendo um papel relevante no desenvolvimento econômico da Bahia. No primeiro semestre de 2025, a distribuidora anunciou um investimento...

Adolescente morre e pai fica em estado grave após acidente em Luís Eduardo Magalhães

Um trágico acidente ocorrido na noite do último sábado (13) em Luís Eduardo Magalhães resultou na morte de um adolescente de 14 anos....