TJ-BA anuncia decreto com níveis de sigilo de processos judiciais e administrativos; entenda

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) divulgou um decreto, na última sexta-feira (21), que estabelece os diferentes níveis de sigilo aplicáveis aos processos judiciais e administrativos que estão em andamento no Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia.

O principal propósito do decreto é garantir a proteção de dados delicados, a privacidade das partes envolvidas e a segurança das informações processuais. Ao mesmo tempo, busca garantir transparência e acesso à justiça.

O decreto define cinco diferentes níveis de sigilo, de acordo com a sensibilidade das informações contidas nos processos:

  • Público: Acesso completo por todos os membros do judiciário e terceiros.
  • Sigilo Nível 1 (Segredo de Justiça): Acesso limitado ao número do processo, nome das partes e classe processual no site do TJBA. O acesso integral ao processo é garantido apenas para servidores do Judiciário e representantes legais habilitados.
  • Sigilo Nível 2 (Mínimo): Não disponível no site do TJ-BA ou na consulta pública do PJe. A visualização é restrita a magistrados, servidores do órgão julgador e autoridade peticionante. As partes e representantes legais só têm acesso com autorização do magistrado.
  • Sigilo Nível 3 (Médio): Restrito a magistrados, servidores do órgão julgador, autoridade peticionante, partes e representantes legais com permissão do magistrado.
  • Sigilo Nível 4 (Intenso): Restrito ao magistrado, assessores, diretor de secretaria e autoridade peticionante. Aplicado em processos criminais sensíveis, como investigações contra magistrados e organizações criminosas.
  • Sigilo Nível 5: Reservado ao magistrado e utilizado em casos extremamente delicados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem morre em confronto com a polícia em Feira de Santana

Um homem, que ainda não foi identificado, perdeu a vida em um confronto com a polícia militar no último sábado (4), no Distrito...

Pesquisadores da UEPB desenvolvem método para identificar metanol em bebidas alcoólicas

Pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada em Campina Grande, criaram um método rápido para detectar a adulteração por metanol em bebidas...

Caminhonete perde controle e invade loja de informática em Brumado

No último sábado, 4 de novembro, uma caminhonete Ranger perdeu o controle e colidiu com a fachada de uma loja de informática no...